Secretaria de Agricultura recolhe embalagens de agrotóxicos

Publicada em 21/11/2013 às 18:29

A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo, e a Associação dos Distribuidores de Insumos Agrícolas do Estado de São Paulo (Adiaesp) realizam na próxima terça-feira (27) mais uma edição do Programa Campo Limpo, para recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos. Desta vez o posto para entrega será montado no bairro Torres de São José, no Entreposto Central de Abastecimento de Jundiaí (Ecaj), e funcionará das 8h às 14h.

Mais
Banheiros agradam feirantes e consumidores no Eloy

A iniciativa, que já foi realizada este ano no bairro do Poste, tem como objetivo eliminar o risco de contaminação que este tipo de material pode causar, tanto ao meio ambiente quanto à saúde dos trabalhadores rurais. A ação é voltada para todos os produtores rurais da cidade e da região.

Em maio, coleta foi realizada no Bairro do Poste

Em maio, coleta foi realizada no Bairro do Poste

A agrônoma Marcella Filipini, diretora de Agricultura, explica que o posto de recolhimento mais próximo da cidade fica em Valinhos. “Esta ação é justamente para ajudar e facilitar a vida dos produtores de Jundiaí a fazerem o descarte das embalagens corretamente”, destaca.

Segundo Marcella, antes do descarte é preciso fazer alguns procedimentos, como a tríplice lavagem das embalagens rígidas. “A gente dá toda a orientação para o agricultor, por exemplo, como fazer a lavagem, o furo embaixo para que não seja reutilizada, até a separação por tamanho.”

Todo o material recolhido é encaminhado para a Adiaesp, de Valinhos, a única empresa na região que faz esse tipo de coleta e que atende 15 cidades da região. Estima-se que 80% das embalagens de agrotóxicos usadas, atualmente, são recicladas.

O Ecaj fica na avenida Paulo Benassi, 215. O produtor que desejar mais informações sobre o evento pode ligar na Secretaria da Agricultura, no telefone (11) 4589-8581.

Niza Souza
Foto: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/11/21/secretaria-de-agricultura-recolhe-embalagens-de-agrotoxicos/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original