Fumas e CDHU realizam mutirão de conciliação

Publicada em 22/11/2013 às 16:18

A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Fundação Municipal de Ação Social (Fumas), promove, nesta sexta-feira (22) e sábado (23), um mutirão de conciliação com mutuários da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano), no Complexo Argos. O plantão funciona das 9h às 17h, no auditório Elis Regina.

MAIS
Jundiaí terá mutirão de conciliação em dezembro
Emprego: Confira as vagas do PAT de Jundiaí

“A Fumas identificou a necessidade de fazer este mutirão, pois as tratativas financeiras de um imóvel devem ser feitas com o CDHU e o Poder Judiciário. Além deste encontro, a Fundação está à disposição para atender e tirar dúvidas dos munícipes”, explica o diretor técnico da Fumas, Lázaro Ribeiro.

Valdeir assina a titularidade do imóvel ao lado do ex-proprietário Reginaldo

Valdeir assina a titularidade do imóvel ao lado do ex-proprietário Reginaldo

De acordo com o assessor executivo do CDHU, José Eduardo dos Santos, a parceria com a Fumas possibilita que os munícipes resolvam a regularização de uma só vez. “Antes era preciso ir até Campinas ou São Paulo. Com este grande encontro da Fumas, CDHU e Poder Judiciário, nós nos aproximamos dos mutuários e eles saem daqui com toda documentação correta.”

Os principais problemas resolvidos são a inadimplência e a dificuldade de um morador encontrar o proprietário para regularizar o imóvel. “Às vezes o imóvel é passado por vários compradores, mas a documentação está ainda no nome do proprietário. Para regularizar é preciso que o dono esteja junto para assinar, ou então ter uma procuração jurídica”, explica o gerente de administração de créditos da CDHU, Martin Banhos Navarro. “É importante ter a titularidade do imóvel, pois garante a cobertura do seguro e que as prestações estejam em seu nome”, completa Navarro.

Lázaro, Martin e José Eduardo auxiliam mutuários no mutirão

Lázaro, Martin e José Eduardo auxiliam mutuários no mutirão

Este é o caso do vendedor, Valdeir Bezerra de Leite, que comprou um imóvel e há 10 anos estava no nome do proprietário, Reginaldo Costa. “Eu estava com tudo em dia, mas a casa não estava no meu nome. Entrei em contato com o Reginaldo e viemos até aqui transferir a titularidade do imóvel para mim”, diz Valdeir.

No mutirão os mutuários também podem ter contato com outros serviços: o Banco do Povo e o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). “Este não é um programa apenas para cobranças, aqui as pessoas podem, por meio destes serviços, montar uma microempresa e aumentar sua linha de crédito para auxiliar a renda”, comenta Lázaro Ribeiro.

Só na manhã desta sexta, centenas de pessoas regularizaram a situação de seus imóveis. A expectativa é de que, nos dois dias, cerca de 700 mutuários passem pelo auditório.

Luiza Oliveira
Foto: Alessandro Rosman


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/11/22/fumas-e-cdhu-realizam-mutirao-de-conciliacao/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original