Ato comemora resultados do Outubro Rosa 2013
Publicada em 25/11/2013 às 15:43A mobilização contra o câncer de mama realizada em outubro (chamada internacionalmente de “Outubro Rosa”) pela Prefeitura de Jundiaí foi oficialmente encerrada com um ato no Paço, nesta segunda-feira (25). A data serviu também para comemorar os números de exames agendados e também a grande adesão de toda a rede de saúde e de outros órgãos públicos e privados da cidade.
MAIS
CONFIRA AS FOTOS ✔
Dia Mundial de Luta Contra a Aids divulga programação
Com a campanha, o agendamento de mamografias na rede da Secretaria de Saúde passou de 2.138 em setembro para 3.925 em outubro – um salto de 83,6% sobre o mês anterior ou três vezes maior do que a média mensal do ano.
“Foi uma campanha maravilhosa no sentido de chamar a atenção das mulheres para se cuidarem de maneira preventiva”, destacou a primeira-dama Margarete Geraldo Bigardi, que também preside o Fundo Social de Solidariedade e representou o prefeito Pedro Bigardi no evento.
O secretário de Saúde, Cláudio Miranda, destacou que o diferencial da saúde neste ano tem sido o envolvimento dos servidores de toda a rede municipal nos projetos do setor. “Desde os mutirões até as campanhas temos visto esse empenho de elevar a qualidade do atendimento ao cidadão, é preciso parabenizar isso”, afirmou.
Para o presidente da Câmara Municipal, Gerson Sartori, a campanha foi um exemplo e lembrou da “onda rosa” que em 19 de outubro tomou conta do Parque da Cidade.
A gerente do Ambulatório de Saúde da Mulher, Aldaiza Stella Cozzeto, avaliou que a campanha permitiu que nesse tema a cidade atingisse o patamar de prevenção adequado.
Foram “premiadas” com troféus cedidos pela Secretaria de Esportes, pelos números de agendamento de mamografias, as unidades básicas de saúde (UBSs) Jardim Guanabara, na categoria de pequeno porte; Vila Comercial, médio porte; e a UBS Vila Hortolândia, na categoria grande porte. A entrega foi realizada respectivamente para as gerentes Graziela Camargo Brandt, Gabriela Bortotto e Viviane dos Santos Vacchi.
O toque de bom humor do evento ficou com os estudantes de enfermagem da Unianchieta que fazem estágio na rede pública e improvisaram versões de sucessos musicais voltadas para o tema. Dessa maneira, por exemplo, “La Bamba” (Ritchie Valens) virou “Para Cuidar da Mama” e o evento terminou com a promessa de uma mobilização ainda maior no próximo ano.
O agendamento de mamografias, sem fila, continua disponível na rede de unidades de saúde em Jundiaí.
Por José Arnaldo de Oliveira
Fotos: fotógrafos – PMJ
-
17/11/2024
Sem trégua: Jundiaí soma mais de 123 mil ações contra a dengue
-
05/11/2024
Estudo nacional aponta Jundiaí como a 3ª melhor cidade do país para se viver
-
29/05/2024
Mais de mil pessoas participam das atividades do Dia do Desafio no Bolão
-
29/05/2024
Lançamento da Loja Colmeia Ecosol marca o encerramento do mês da Luta Antimanicomial
Baixe as fotos desta notícia na resolução original