Ciclo de debates comemora 100 anos do Complexo Argos

Publicada em 26/11/2013 às 15:10

Em comemoração aos 100 anos do Complexo Argos, na Vila Arens, a Prefeitura de Jundiaí, por meio da Secretaria de Educação, iniciou na noite desta segunda-feira (25) o ciclo de debates “Argos 100 anos: comemorando a história, pensando a cidade”. A organização é do Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos Prof. Dr. André Franco Montoro (Cemeja).

MAIS
Crianças da Casa da Fonte se apresentam no Centro

JundComics atrai mais de 300 visitantes

Auditório da Biblioteca Municipal ficou lotado no primeiro dia de debate

Auditório da Biblioteca Municipal ficou lotado no primeiro dia de debate

“O complexo completou 100 anos em 27 de fevereiro, portanto, desde o início do ano realizamos uma série de atividades para comemorar a data”, afirma Ronaldo Pereira, diretor da educação de de jovens e adultos. “O ciclo de debates encerra as festividades.”

A mesa formada nesta segunda (25) foi composta pelo historiador Alexandre Oliveira, pela enfermeira e ex-funcionária da antiga Argos Industrial, Jandyra Fernandes Prado, e sua filha Denise Fernandes Barbosa que é dentista, mas ficou dos 3 meses até os 10 anos de vida na creche da Argos.

“O Complexo Argos tem uma história que as pessoas não conhecem e nem imaginam a importância que ele tem para a cidade”, afirma Ronaldo. Com a instalação da indústria um bairro nasceu desde a construção das vilas para os funcionários, hoje conhecida como Vila Argos, assim como a creche, escolas e até capela.

Convidados contaram suas experiências de anos vividos nas dependências da Argos

Convidados contaram suas experiências de anos vividos nas dependências da Argos

Os debates seguem nesta terça-feira (26) com Marina Petroni para discutir as possibilidades de aprender com a cidade.

Ela é autora do livro “Argos: o tecido de uma história”. E na quarta-feira (27) os debates serão encerrados com a presença do arquiteto e urbanista Araken Martinho, que abordará o tema “Argos e Jundiaí: perspectivas para o patrimônio histórico e planejamento urbano”. O arquiteto foi responsável pela restauração de todo o prédio.

As atividades em comemoração dos 100 anos tiveram início em maio quando o Cemeja realizou a Semana Científica e Cultural. “Depois tivemos a presença de Marina Petroni com a apresentação do livro”, lembra Ronaldo.

Ciclo de debates
Os debates têm início sempre às 19h, no auditório da Biblioteca Municipal Nelson Foot , localizada na avenida Doutor Cavalcanti, 396.

Kadija Rodrigues
Foto: Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/11/26/ciclo-de-debates-comemora-100-anos-do-complexo-argos/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original