Estação de Tratamento de Esgoto Fernandes é inaugurada
Publicada em 26/11/2013 às 16:18O compromisso de ampliar os serviços de saneamento na zona rural ganhou corpo nesta terça-feira (26) com a inauguração, pela DAE, da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Fernandes. Com essa inauguração, a empresa reforça os índices do município, apontado como o segundo melhor do País, em ranking do Instituto Trata Brasil.
MAIS
Fumas e Senac iniciam Plano de Desenvolvimento no São Camilo
Para formalizar a entrega do equipamento, uma solenidade foi realizada, com a presença do prefeito Pedro Bigardi, do diretor-presidente da DAE, Jamil Yatin, do gerente da Cetesb em Jundiaí, Domênico Tremarolli, do presidente da Câmara, Gerson Sartori, e do secretário-executivo do comitê das bacias hidrográficas PCJ, Francisco Carlos Larroz, além de outras autoridades civis, secretários municipais e a imprensa.
O prefeito Pedro Bigardi enfatizou que a nova estação contribui para o processo da busca pela qualidade de vida para a população rural, que muitas vezes deixa de ser servida por determinados serviços devido às dificuldades topográficas. É o caso dessa região que será beneficiada pela ETE Fernandes, até então atendida por fossas sépticas. “Além da ETE, também estão sendo concluídas as redes, atendendo cerca de 2 mil pessoas”, disse.
O diretor-presidente da DAE, Jamil Yatin, destacou que a estação pode chegar a atender 6 mil pessoas. O respeito aos mananciais foi enfatizado pelo secretário-executivo do consórcio PCJ. Francisco Carlos Larroy. Ele destacou que Jundiaí dá o exemplo para o País. “O rio Capivari está cada vez mais protegido”, falou, em referência a uma das importantes bacias que servem a região.
ETE FernandesEssa estação foi projetada para tratar o esgoto de uma população de 2 mil habitantes, sendo operada com sistema de telemetria e telecomando, que possibilita o acompanhamento e intervenções a distância.
Sua capacidade é de seis litros por segundo, podendo ser ampliada e, para otimizar o processo, a estação conta com gerador a diesel, que entra em operação automaticamente em casos de paradas de energia elétrica.
Ela fica na avenida Luiz Pereira dos Santos, 2.445, em um terreno de 23 mil m², na margem esquerda do Córrego Fernandes, cerca de 200 metros da sua foz no rio Capivari, o que permite receber esgoto, por gravidade, de parte do Jardim celeste (ruas Rodrigo Bellode, Paulo Costa, Engenheiro Euclides Palma Guião e avenida Luiz Pereira dos Santos).
A DAE agora está em processo de licitação para execução das redes de esgoto da rua Caminho de Goiás, avenida Santo Ceolin, Estrada dos Fernandes, avenida Isabel Campos Nilson, Condomínio Chácaras Videira, Residencial Vista Alegre, Fundação Casa e parte do Corrupira (ruas Vicente Bonano, Pasqual Bortholo e João Augusto Cruz).
Assim como ocorre na Estação de Tratamento Jundiaí, no Jardim Novo Horizonte, que opera sob concessão da Companhia Saneamento Jundiaí(CSJ), na ETE Fernandes também funcionará o sistema de compostagem e o lodo de esgoto será transformado em fertilizante orgânico, com registro junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Este produto, já totalmente higienizado, é aplicado na agricultura de cana-de-açúcar e eucalipto, em projetos localizados em áreas legalmente autorizadas.
Assessoria de Imprensa
Foto: Paulo Grégio
-
26/12/2024
Obras da usina fotovoltaica, na sede da DAE, têm início
-
17/12/2024
Estações de Tratamento de Água da DAE conquistam a ISO 9001:2015
-
16/12/2024
Obras de remanejamento da DAE Jundiaí chegam à Vila Argos
-
09/12/2024
Leituristas da DAE: espectadores da evolução da empresa e de Jundiaí
Baixe as fotos desta notícia na resolução original