Campanha de prevenção de câncer de pele é no sábado
Publicada em 27/11/2013 às 17:38A Faculdade de Medicina de Jundiaí, em parceria com a Secretaria de Saúde, promove neste sábado (30) uma nova edição da Campanha de Câncer da Pele. O atendimento não vai exigir agendamento prévio e será no Ambulatório Médico de Especialidades da FMJ, na rua Francisco Telles, 222, Vila Arens, das 9h às 14h.
Com uma média de 20% de confirmação em pacientes atendidos, o câncer da pele tem um potencial de resolução de 100% com o diagnóstico precoce, na maior parte dispensando o uso de tratamentos radioterápicos com o uso de medicamentos e pequenas cirurgias. Esse é o motivo da ênfase preventiva da campanha liderada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia.
“Estamos somando forças para esse objetivo. Muitas doenças podem ser reduzidas ou diagnosticadas em tempo com esse tipo de campanha, como tivemos neste ano”, explica o secretário de Saúde, Cláudio Miranda.
Além de especialistas da faculdade e da rede de atenção secundária da Secretaria de Saúde, a campanha deste sábado vai contar com 40 pessoas na equipe de apoio. O atendimento é destinado a pessoas com lesões suspeitas (como uma ferida que não cicratize).
Para a coordenadora Iza Bottene, é importante lembrar que apesar da incidência mais comum ocorrer acima dos 40 anos de idade e em pessoas com pele clara, todas as pessoas podem estar expostas ao problema. “É bom lembrar que até o cantor jamaicano Bob Marley morreu dessa doença porque não se tratou”, cita.
José Arnaldo de Oliveira
-
14/12/2024
Prefeitura entrega o CIES e potencializa a segurança municipal
-
12/12/2024
368 anos: Centro de Referência da Infância e da Adolescência (CRIA) no Novo Horizonte é entregue
-
01/12/2024
Emoção e conscientização marcam evento do Dia Mundial de Luta contra a AIDS
-
30/11/2024
Jundiaí realiza Dia D de mobilização contra a dengue