Programa Campo Limpo recolhe mais de 1 mil embalagens de agrotóxicos

Publicada em 27/11/2013 às 17:04

Marcella: o descarte é regulado por norma específica

Marcella: o descarte é regulado por norma específica

Eliminar o risco de contaminação proveniente das embalagens vazias de agrotóxicos foi o objetivo da ação realizada nesta quarta-feira (27) pela Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo. É o programa Campo Limpo, que acontece pela segunda vez neste ano e que tem como objetivo facilitar aos produtores rurais o descarte adequado das embalagens, já que há uma norma específica para essa prática.

MAIS
Prefeitura prorroga prazo para aferição de balança
Estação de Tratamento de Esgoto para zona rural é inaugurada

Dessa vez, o posto de entrega foi montado próximo ao Entreposto Central de Abastecimento de Jundiaí (Ecaj), no bairro Torres de São José.

Das 9h às 14h, foram recolhidos 1.173 embalagens plásticas e metálicas. Segundo a diretora de Agricultura, Marcella Filipini, o local escolhido é estratégico, pois permite o acesso para quem vem de qualquer região da cidade.

“E ainda dá visibilidade a esse trabalho, já que o entreposto recebe os produtores diariamente e é importante que eles conheçam e também que podem contar com esse serviço”, explica Marcella. Para o pequeno produtor Jadir José da Silva, do Rio Acima, a iniciativa da Prefeitura é muito oportuna, principalmente para aqueles que, como ele, trabalham com uma área pequena de plantio e utilizam um volume menor de produtos, gerando menos lixo. “Fica mais difícil levar até o posto de coleta, que fica em Valinhos, por isso acho importante esse programa da Prefeitura”, comentou. Sua lavoura de uva tem cerca de cinco mil pés.

Os produtores que procuraram o programa receberam, além de certificado, um kit com alguns manuais da Associação Nacional de Defesa Vegetal (Andef), com orientações e informações sobre boas práticas na lavoura.

Segundo a diretora de Agricultura, antes do descarte o produtor precisa realizar alguns procedimentos, como a tríplice lavagem das embalagens rígidas.

Todo o material recolhido é encaminhado para a Adiaesp, de Valinhos, a única empresa nas redondezas que faz esse tipo de coleta e que atende 15 cidades da região. Estima-se que 80% das embalagens de agrotóxicos usadas, atualmente, são recicladas.

Somente neste ano, a Secretaria de Agricultura recolheu 3.173 embalagens de agrotóxicos, entre plástico e metálicas.

Foram realizadas duas ações de recolhimento neste ano

Foram realizadas duas ações de recolhimento neste ano

Assessoria de Imprensa
Foto: Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/11/27/programa-campo-limpo-recolhe-mais-de-1-mil-embalagens-de-agrotoxicos/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original