Banco de Leite Humano estuda ampliação de área

Publicada em 28/11/2013 às 16:54

Um equipamento essencial para reduzir a mortalidade infantil em Jundiaí (e também na região), o Banco de Leite Humano iniciou estudos na Secretaria de Saúde para sua ampliação. Com 131 litros coletados de 82 mães doadoras e distribuídos em outubro para 64 mães, o serviço utiliza uma logística complexa no funcionamento.

MAIS
Projeto Mulheres em Ação será neste sábado (30)

“A reivindicação vai ao encontro de nossas metas de redução da mortalidade infantil, que ao lado da ampliação de leitos hospitalares e do crescimento da saúde da família, orienta dezenas de ações em andamento”, afirmou o secretário de Saúde, Cláudio Miranda, em reunião no local.

Matheus, Marilena e Cláudio Miranda: ampliar ação do Banco de Leite

Matheus, Marilena e Cláudio Miranda: ampliar ação do Banco de Leite

O diretor administrativo do Hospital Universitário, Matheus Gomes, lembrou que a demanda existe porque a sobrevida de bebês prematuros aumentou bastante com as tecnologias atuais.

Mas também existem bebês que não podem ser amamentadas pelas mães, como é o caso das mulheres ou meninas viciadas especialmente em crack – que também são o alvo de novos programas de saúde mental em implementação pela Secretaria de Saúde.

O Banco de Leite Humano, que funciona na região central, faz a maioria das coletas e entregas em domicílio. O produto recebido das doadoras é pasteurizado e distribuído a estabelecimentos, como o próprio Hospital Universitário, o Hospital Pitangueiras, o Hospital Santa Elisa e o Hospital Paulo Sacramento. O processo envolve materiais tecnológicos e um rigoroso controle de qualidade.

“Os estudos vão apontar a médio prazo o melhor local para o serviço. Mas também será importante estimular a solidariedade das mães”, comenta Cláudio Miranda.

Um ato no dia 3 de agosto marcou na cidade a Semana Mundial de Aleitamento Materno, que teve atividades em boa parte das 37 unidades da rede de atenção primária em saúde.

Doações
Para colaborar com o Banco de Leite Humano de Jundiaí, ligado ao Hospital Universitário e à Secretaria de Saúde, as voluntárias podem fazer contato pelos telefones (11) 4521 7244 e 0800-178155. Também é possível na sede da rua Henrique Andrés, 547, Centro, de segunda a sábado das 7h às 13h.

José Arnaldo de Oliveira
Foto: Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/11/28/banco-de-leite-humano-estuda-ampliacao-de-area/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original