Prefeito aprova lei que proíbe práticas experimentais em animais

Publicada em 28/11/2013 às 15:14

O prefeito Pedro Bigardi sancionou o projeto de lei que proíbe práticas experimentais, causadoras de sofrimento em animais vivos (vivissecção). Antes de tomar a decisão, o chefe do Executivo local teve o cuidado de fazer um estudo profundo sobre o assunto. Encontrou pontos de vistas diversos entre cientistas, constatou que em grande parte da Europa não se usa mais animais para testes de cosméticos e ainda consultou a Lei Federal 11794, de Sérgio Arouca, que institui regras para o uso de animais em pesquisas.

MAIS
Jundiaí é selecionada pelo Governo do Estado

“Há uma parte nessa lei dizendo que se houver métodos alternativos, é preciso usá-los”, diz o prefeito. “Ainda há muito o que se fazer, mas percebo que o mundo caminha para a busca de outras formas de se fazer pesquisa sem a necessidade de usar animais”.

Para o autor da lei, o vereador Leandro Palmarini, a vitória é, principalmente, dos animais. “Há pelo menos cinco métodos alternativos para se fazer pesquisa sem usar animais: ressonância magnética, bonecos, fertilização in vitro, nanotecnologia e simulação em computador”, explica. “Mas é muito mais barato mutilar um animal do que investir nessas alternativas”.

Palmarini acredita ainda que a população será mais um membro de fiscalização quando souber da lei. “Mais de 20 municípios já nos procuraram para conhecerem o projeto”, destaca.

Agora como lei, a medida será publicada na edição desta sexta-feira (29) da Imprensa Oficial do Município.

Kadija Rodrigues
Foto: Arquivo


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/11/28/prefeito-aprova-lei-que-proibe-praticas-experimentais-em-animais/