Prefeitura prepara ‘estrada-parque’ na Luiz Sereno, Eloy Chaves

Publicada em 28/11/2013 às 19:20

O projeto da nova estrutura para a avenida Luiz Sereno, no Eloy Chaves, foi apresentado nesta quarta-feira (27) pela Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente para o Conselho Gestor da Serra do Japi, que passa a avaliar a proposta em sua câmara técnica. Em sua nova concepção, o trecho entre a avenida Antonio Pincinato e o posto avançado da Guarda Municipal passa a ser concebido como uma “estrada-parque” em termos de paisagismo e circulação.

“O piso usado vai ser permeável, uma diretriz na cidade com o novo Plano de Macrodrenagem em preparação”, explicou o diretor de recursos hídricos da Secretaria de Serviços Públicos, Rodrigo Pereira Batalha.

A arquiteta Andrea Lux apresentou o estudo prévio aos conselheiros

A arquiteta Andrea Lux apresentou o estudo prévio aos conselheiros

De acordo com as arquitetas Andrea Lux e Marília Palacine, da Secretaria de Planejamento, a perspectiva para o novo formato desse trecho da avenida que fica dentro do Território de Gestão da Serra do Japi passa a ganhar uma faixa exclusiva para caminhada, no lado direito (da Fazenda Ermida) e outra faixa para ciclovia, no lado esquerdo (da Fazenda do Conde).

“Desenvolvemos uma proposta de paisagismo de forração e também de replantio de espécies nativas no lado oposto à fiação. É uma espécie de paginação, incluindo até pergolados em áreas de descanso, bebedouros e até mesmo um trecho suspenso que precisamos fazer para garantir a acessibilidade de cadeirantes na pista de caminhada”, explicou Andrea.

A presidente do Conselho Gestor da Serra, a também arquiteta Rosana Ferrari, elogiou o trabalho, mas lembrou que o encaminhamento final vai depender da análise técnica. Na mesma reunião, a Prefeitura solicitou aos conselheiros os estudos existentes sobre a sinalização visual do cuidado com a natureza.

De acordo com Marília, o projeto da “estrada-parque” envolve também uma área de academia ao ar livre. As pistas de caminhada e de ciclovia devem ter largura variando entre 2 e 2,5 metros, prevendo uma faixa verde de separação com a avenida, apesar de seu baixo volume de trânsito exigido pela conservação da biodiversidade da Serra do Japi.

José Arnaldo de Oliveira
Foto: Alessandro Rosman


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/11/28/prefeitura-prepara-estrada-parque-na-luiz-sereno-eloy-chaves/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original