Saúde entrega nova tecnologia para deficientes auditivos

Publicada em 28/11/2013 às 16:37

A Secretaria de Saúde e a Ateal (Associação Terapêutica de Estimulação Auditiva e de Linguagem) realizaram nesta quarta-feira (27) a entrega do primeiro lote de aparelhos do chamado Sistema FM, uma nova tecnologia que promete melhorar substancialmente a capacidade de comunicação entre professores e boa parte dos estudantes com deficiência auditiva.

MAIS
Banco de Leite Humano estuda ampliação de área

“É um avanço muito importante, viabilizado em projeto junto ao Ministério da Saúde. São pequenos aparelhos portáteis usados pelo aluno e pelo professor, que isolam ruídos externos que muitas vezes atrapalham essa situação”, afirma o secretário de Saúde, Cláudio Miranda.

O secretário Cláudio Miranda durante entrega dos novos aparelhos: inovação a serviço da saúde

O secretário Cláudio Miranda durante entrega dos novos aparelhos: inovação a serviço da saúde

O evento foi organizado pela superintendente da Ateal, Marisa Pomílio, e pela coordenadora de reabilitação, Amanda Balarin Dias. Com 40 aparelhos, o primeiro lote vai beneficiar crianças e adolescentes que estudam na rede de ensino municipal, estadual ou privada. E a demanda já está garantida para o segundo lote.

Usando a frequência modulada de forma diferente das rádios, o aparelho auditivo é digital (como já é a maioria dos atuais modelos) e é ajustado a um pequeno microfone na roupa do professor, evitando a perda de conteúdos durante o movimento pela sala ou por ruídos externos.

Cláudio, Marisa Pomílio e Amanda Dias durante a entrega

Cláudio, Marisa Pomílio e Amanda Dias durante a entrega

“Como estamos no fim do ano, orientamos os pais para treinarem com os filhos nos passeios das férias. No próximo ano faremos a primeira turma de treinamento para professores envolvidos”, explica a fonoaudióloga Carina Mavoloni, da Ateal.

Para a Secretaria de Saúde, os avanços anunciados no evento da Ateal devem estimular a busca da inovação pela qualidade de vida dos diversos segmentos sociais.

José Arnaldo de Oliveira
Foto: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/11/28/saude-entrega-nova-tecnologia-para-deficientes-auditivos/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original