Centenas aproveitam mutirão de prevenção ao câncer da pele
Publicada em 30/11/2013 às 14:40Com atendimento parcial de 400 pessoas até às 11h deste sábado (30), a Campanha de Câncer da Pele foi promovida em Jundiaí com grande aceitação da comunidade. O evento, realizado em abrangência nacional pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, teve na cidade a adesão da Prefeitura, com a Secretaria de Saúde, e da Faculdade de Medicina de Jundiaí, que sediou as atividades no ambulatório.
MAIS
Ivoturucaia, enfim, recebe Centro Esportivo
“É uma iniciativa importantíssima para a prevenção de problemas, chamando a atenção para os cuidados de exposição ao sol, por exemplo”, afirmou o secretário de Saúde, Cláudio Miranda.
Oito especialistas voluntários atuaram no mutirão, ao lado de dezenas de estudantes da própria Faculdade da Medicina ou do Núcleo Integrado de Saúde (NIS). O diagnóstico positivo de câncer da pele segue a média nacional de 20% das consultas.
De acordo com a coordenadora do evento, a médica e professora Iza Bottene, a presença de lesões na pele que não cicatrizam ou pintas que mudam as características devem alertar para uma consulta especializada.
Em Jundiaí, as filas de dermatologia foram drasticamente reduzidas neste ano pela Secretaria de Saúde, mas as pessoas precisam buscar meios de prevenção própria e das famílias.
Cuidados
De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), as principais medidas a serem adotadas são o uso de chapéus, camisetas e protetores solares, evitar a exposição solar entre 10h e 16h no horário de verão, usar barracas de lona em vez de nylon na praia ou na piscina (pela absorção de radiação), usar protetor solar não apenas no lazer (com proteção UVA e UVB e fator FPS 30 no mínimo), observar regularmente a própria pele por pintas ou manchas suspeitas, consultar anualmente um dermatologista e manter bebês e crianças protegidos do sol (protetor pode ser usado a partir dos seis meses de idade).
“Aproveitei o evento para consultar sobre uma pinta nova que surgiu no meu rosto. Não tive problemas, mas é melhor prevenir e ser orientado”, comentou um morador da Vila Arens.
O balanço do evento, com números finais e casos diagnosticados, será divulgado nesta semana pela Faculdade de Medicina e pela Secretaria de Saúde.
Por José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Paulo Grégio
-
14/12/2024
Prefeitura entrega o CIES e potencializa a segurança municipal
-
12/12/2024
368 anos: Centro de Referência da Infância e da Adolescência (CRIA) no Novo Horizonte é entregue
-
01/12/2024
Emoção e conscientização marcam evento do Dia Mundial de Luta contra a AIDS
-
30/11/2024
Jundiaí realiza Dia D de mobilização contra a dengue
Baixe as fotos desta notícia na resolução original