Crianças da Casa da Fonte se apresentam no Centro
Publicada em 25/11/2013 às 18:12Com apoio do Fundo Social de Solidariedade (Funss), a Casa da Fonte, projeto socioeducacional da Cia Saneamento de Jundiaí (CSJ), realiza, dia 3 de dezembro, às 14h, apresentações artísticas e culturais, na Praça Marechal Floriano Peixoto (atrás da Catedral). Além disso, de 4 a 7 de dezembro, com abertura às 9h, no Centro das Artes, ocorre a Mostra de Artesanato (e venda), Exposição 15 anos da Estação de Tratamento de Esgotos de Jundiaí – CSJ, e trabalhos do curso de Criatividade e Iniciação a Desenho.
MAIS
Cidade Vicentina faz balanço positivo da Feira da Amizade
A primeira-dama Margarete Geraldo Bigardi, presidente do Fundo Social de Solidariedade, explica que tem um carinho especial pela Casa da Fonte. “O trabalho desenvolvido é maravilhoso. As crianças sempre me receberam muito bem e achei bacana retribuir colaborando com as apresentações de final de ano”.
Segundo Margarete, além do apoio do Funss, o evento conta ainda com suporte da Guarda Municipal, Secretaria de Serviços Públicos e Secretaria de Cultura. “A ideia é de que seja uma grande festa, na qual as crianças se sintam valorizadas e mostrem seu talento para toda a cidade. É um presente de Natal para a garotada e para a população”.
A primeira-dama lembra ainda que essa é uma oportunidade para que os assistidos levem o talento para fora da comunidade. “O público não ficará restrito apenas às famílias das crianças. Todas as pessoas que passarem por lá poderão conferir. Além disso, essa ideia vem ao encontro da proposta que temos, de resgatar o Centro e levar a ele dança e música.”
A coordenadora da Casa da Fonte, Maria Cristina Castilho de Andrade, frisa que essa é a primeira vez que as crianças se apresentarão em praça pública. “Todos estão ansiosos. Para eles, a praça é um lugar sem limites”. Ela lembra que a apresentação no espaço tem um efeito de valorização para as crianças. “E isso só é possível graças à parceria com a Margarete. Para as crianças, é um privilégio poder se apresentar no Centro”.
Maria Cristina ressalta que o trabalho desenvolvido na Casa da Fonte, com todo apoio e promoção da CSJ, é uma experiência que pode servir como exemplo. “Nosso trabalho vem dando certo e pode sensibilizar outros empresários a investir em outros bairros”.
Toda essa movimentação está deixando as mais de 300 crianças que se apresentarão ansiosas. “Será uma linda e nova experiência para a gente”, comenta Sara Kali, de 12 anos. Assim como ela, Eduarda Cipriano também espera que a apresentação seja sucesso e chegue logo. “Será um prazer enorme para a gente. Estamos ensaiando muito”.
Programação
As apresentações na praça começam com musical. São várias, entre elas Mulher de Fases e Garota de Ipanema (em ritmo de rock), das crianças da Escola Estadual Almerinda Chaves. O Coral de Libras da Escola Estadual Alessandra Cristina Rodrigues Pezzato mostra a música Vaga-Lume. A tarde conta ainda com as mostras de jazz Festa do Pijama, Barbie Girl e Dança do Pinguim.
A turma da ginástica artística da Casa da Fonte mostra seu talento com as coreografias Gatinha Marie Bailarina, Era do Gelo, Barbie, Mulher Maravilha e Superman, dança de rua.
E sob o comando do mestre Bola 7 as crianças vão agitar o público com as apresentações de capoeira, Nossa Identidade e Cultura, Puxada de Rede e Maculelê. Também na programação, a dramatização ‘História do Arco-Íris’ e o poema ‘As Bolhas’, de Cecília Meireles.
Exposição
Para quem quiser conferir as atividades da Casa da Fonte no Centro das Artes o horário de funcionamento é 9 às 18h – de quarta a sexta – e aos sábados, das 9 às 12h. O Centro das Artes fica na rua Barão de Jundiaí, 1093.
Por Luana Dias
Fotos: Alessandro Rosman
Baixe as fotos desta notícia na resolução original