Prefeitura apoia saúde preventiva de caminhoneiros

Publicada em 18/11/2013 às 18:34

Com diversas rodovias cortando o município, Jundiaí faz parte da rotina de milhares de motoristas locais ou de outras cidades, especialmente de veículos de carga. Nesta segunda-feira (18), a Secretaria de Saúde enviou uma equipe de profissionais para o evento “Saúde na Estrada”, organizado pela Rede Ipiranga, do Grupo Ultra, no posto especializado Graal 67.

Mais
‘Fique Sabendo’ tem festa e testes rápidos na cidade

Materiais de prevenção com foco principal nos caminhoneiros

Materiais de prevenção com foco principal nos caminhoneiros

“É uma grande iniciativa. Acabei de atender um motorista que estava com taxa de glicemia em 190 e nem sequer sabia que tinha diabetes”, explicou o médico Ricardo Godoy.

Como ele, uma equipe de agentes de unidades de saúde, técnicos de enfermagem e outros profissionais. Em uma mesma linha de atendimento rápido, os visitantes receberam orientações sobre vacinas, massa corporal, prevenção da dengue, da hanseníase, da tuberculose, de tabagismo e muitas outras.

“É uma intervenção bem organizada. Para nós, a orientação para quem fica muito fora de casa é muito importante”, explicou a cirurgiã-dentista Célia Ferragut. A Coordenadoria de Saúde Bucal levou diversos materiais didáticos ao evento.

De acordo com os organizadores, a expectativa é fechar a etapa com 400 motoristas atendidos. Criado há 6 anos, o projeto contabiliza mais de 130 mil pessoas atendidas no País em parceria com as prefeituras locais na chamada “rodo rede” do grupo.

Atenção
Para o motorista Willian Carvalho, 42 anos, a iniciativa desperta a atenção das pessoas para a saúde preventiva. “Eu tenho filho, então a gente sempre pensa apenas nele e esquece da gente. Nem sabia que podia ter a cobertura de vacina contra hepatite, dupla e tétano e agora atualizei rapidamente isso”, comentou.

A distância em relação às unidades de saúde faz muitas pessoas, por falta de tempo, perderem o contato com as medidas preventivas. Como disse o médico Godoy, o argumento a ser levado em conta não é a morte futura, mas o risco de incapacidade temporária para o trabalho e a vida.

O evento continua nesta terça-feira (19), no km 65 da rodovia Anhanguera, no posto Videira.

Godoy: “Crise de hipoglicemia pode levar a acidentes de trânsito”

Godoy: “Crise de hipoglicemia pode levar a acidentes de trânsito”

José Arnaldo de Oliveira
Foto: Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/11/18/prefeitura-apoia-saude-preventiva-de-caminhoneiros/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original