Prefeitura transforma Cidade Nova 1
Publicada em 30/11/2013 às 15:03Um canteiro abandonado da avenida Luiz Caetano da Silva, no bairro Cidade Nova 1, foi transformado numa pista de caminhada de 800 metros de extensão ao longo de um novo bosque urbano, com 1,6 mil árvores plantadas, incluindo um trecho que passa pelos fundos da EMEB Judith Arruda Curado. Até mesmo uma ponte de madeira foi instalada para evitar o corte de raízes de árvore mais antiga. A inauguração ocorreu na manhã deste sábado (30), com a presença do prefeito Pedro Bigardi.
Mais
Ivoturucaia, enfim, recebe Centro Esportivo
“Temos conseguido formar um governo realizador pelo envolvimento desde os trabalhadores operacionais até os elaboradores de projetos. Esse benefício feito pela Prefeitura é um exemplo disso, como ocorreu na Zona Oeste, com a área de lazer no Almerinda Chaves. Estamos com uma grande frente de projetos”, destacou o prefeito, que antes participou do plantio de um Pau-Brasil na área próximo à escola.
Somente uma imagem no painel da obra lembrava como estava a área antes da intervenção. O secretário Aguinaldo Leite confirmou que agora começam os estudos para uma área de lazer na vizinhança, junto a uma outra grande área verde.
“Ficou muito bom e estimula o divertimento saudável e também a prevenção da saúde”, comentou o padre Joaquim Souza Filho, da paróquia católica de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e São José, sobre um pequeno parque em estudo para ampliar a área verde no bairro.
“Ficou maravilhoso”, resumiu a moradora Cleide Trinquinato. O local, de acordo com a Divisão de Parques e Jardins – que atuou também com a Secretaria de Planejamento – recebeu o plantio total de 1.627 mudas de árvores, com variação de mais de 40 espécies diferentes (a maioria nativas da mata atlântica).
Integração
A ocupação dos espaços públicos pela comunidade é uma das formas de promover a integração das famílias que moram nestas áreas e também colaborar para que a criminalidade não se utilize mais de lugares antes abandonados no município.
Mas o formato tradicional foi destacado pelo prefeito, que lembrou os planos de uma base descentralizada da Guarda Municipal na Zona Leste, além dos avanços nas áreas de pavimentação na avenida dos Imigrantes e no Ivoturucaia, de habitação no Jardim Tamoio e de saúde no processo de construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Ponte São João. O mini-hospital que vai funcionar 24 horas está previsto para o próximo ano. “Estamos com realizações em toda a cidade e mantendo o diálogo com a comunidade”, afirmou.
Por José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Paulo Grégio
Baixe as fotos desta notícia na resolução original