Prefeitura zera a fila de exames laboratoriais

Publicada em 22/11/2013 às 18:19

A Secretaria de Saúde zerou a fila de espera para exames laboratoriais, como sangue, urina, colesterol, glicose e enzima hepática. A demora na realização deste tipo de exame era uma das queixas mais comuns entre os moradores que usam a rede pública de saúde.

MAIS
Fundo Social anuncia mudança e economia de R$ 340 mil

Para o secretário Cláudio Miranda, medida vai permitir ajustes

Para o secretário Cláudio Miranda, medida vai permitir ajustes

“A situação foi confirmada pela diretoria de contratos e convênios e representa uma oportunidade para ajustarmos o tamanho da demanda para que esse patamar possa ser mantido no próximo ano”, afirmou o secretário Cláudio Miranda.

O resultado é o reflexo da medida adotada em outubro, que suspendeu o sistema de cotas por unidade básica ou de saúde da família. A decisão foi adotada depois de uma análise do ano anterior, que havia terminado com 90 mil pessoas na fila e, ao mesmo tempo, uma sobra de R$ 600 mil (equivalente a dois meses) em exames não realizados no contrato com a prestadora de serviços dessa área.

“Ficou óbvio que as cotas estavam subestimadas e isso atrapalhava todo o funcionamento dos exames. Então liberamos a cota neste trimestre para buscarmos a demanda verdadeira para o próximo contrato”, explicou Cláudio.

Com o limite de 1 milhão de exames laboratoriais clínicos atingido, o período restante deste ano terá um aditivo para completar o atendimento anual. E esse número total vai balizar o contrato de serviços para 2014, com análise feita pelo setor especializado em contratos e metas da Secretaria de Saúde.

Ações anteriores
O contrato dos exames laboratoriais clínicos em 2013 já havia sido ampliado pela Secretaria de Saúde em 30 de abril deste ano, elevando o teto de 936 mil para 1,076 milhão de procedimentos (ou um adicional mensal de 11,7 mil exames mensais). A ampliação de 15% foi viabilizado dentro da tabela do Sistema Único de Saúde (SUS) pelos diretores Conrado Assis Ruiz, de Convênios e Contratos, e Marino Mazzei Filho, de Finanças.

Na ocasião, as guias de espera já haviam começado a diminuir e a reavaliação do cenário teve sua implementação prevista a médio prazo, envolvendo até mesmo os protocolos de indicação de uso desses procedimentos.

“Ao lado de outros tipos de exames e de atendimentos especializados, estamos vendo agora que uma parte do problema também deverá ser trabalhado com uma campanha contra as faltas de pacientes (o chamado absenteísmo), que prejudica outros moradores e também gera filas”, comenta Cláudio.

José Arnaldo de Oliveira
Foto: Alessandro Rosman


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/11/22/prefeitura-zera-a-fila-de-exames-laboratoriais/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original