Prevenção do diabetes chega até na feira livre

Publicada em 13/11/2013 às 17:21

Os frequentadores da feira livre da Vila Hortolândia foram surpreendidos na véspera do Dia Mundial do Diabetes, celebrado nesta quinta-feira (14), por profissionais da Secretaria de Saúde. Eles fizeram testes de glicemia capilar e divulgaram a importância da prevenção dessa doença, que já conta com mais de 30 mil pacientes em tratamento no município de Jundiaí.

Mais
Rede de saúde “inventa” para prevenir o Diabetes

UBS Hortolândia leva prevenção para as barracas da feira

UBS Hortolândia leva prevenção para as barracas da feira

“A mobilização preventiva da rede em todos os bairros tem sido muito importante”, destacou o secretário de Saúde, Cláudio Miranda, em visita à UBS Hortolândia – que organizou a intervenção na feira do bairro.

Marcado pelo símbolo de um círculo azul, o Dia Mundial do Diabetes tem nesta quinta-feira (14) as atividades preventivas nas 37 unidades básicas e de saúde da família em Jundiaí.

“Todas fazem testes de glicemia, mas algumas terão outras atividades de reforço”, explicou a coordenadora do Programa de Prevenção de Diabetes, a enfermeira Nilce Botto Dompieri.

Nesses casos estão a UBS Maringá, com mesa de frutas e orientações a partir das 8h30; a UBS Vila Ana, com vídeos e mais gelatina e suco; a UBS Ivoturucaia, com caminhada organizada pelo grupo de Lian Gong, às 9h; a UBS Agapeama, com café da manhã seguido de orientações; a UBS Corrupira, com pontos itinerantes ao longo do dia em ruas do bairro; e a UBS São Camilo, com uma barraca especial no período da manhã. Já a UBS Novo Horizonte vai ter circuito de palestras (pé, insulina e dieta) e orientações antes do encerramento com café da tarde.

Para a gerente da UBS Hortolândia, as atividades extras não precisam ser sofisticadas para terem resultados. “São como as bexigas azuis, uma maneira de conscientizar a comunidade sobre a prevenção”, afirmou Viviane Vacchi.

E no feriado desta sexta-feira (15), a partir das 9h, as atividades acontecem no Parque da Cidade. Além de uma caminhada, com destaque para as crianças que fazem tratamento para o Diabetes Tipo 1, haverá testes, exames oftalmológicos e outros serviços onde a Secretaria de Saúde tem apoio da Secretaria de Esportes, da Secretaria de Educação, da DAE em parceria com o Instituto de Crianças e Adolescentes com Diabetes (ICAD).

Campanha continua
Outras atividades estão programadas ainda em novembro. A UBS Eloy Chaves promove uma palestra na manhã da próxima segunda-feira (18), com o grupo Feliz Idade. A UBS Tarumã marcou para o próximo dia 25 (segunda-feira) um dia de testes e orientações; a USF Vila Esperança concentra as atividdades na terça-feira (26); a UBS Fazenda Grande promove dia 28 (quinta) uma caminhada no Parque Botânico Eloy; e a UBS Vila Rami realiza dia 29 (sexta) a premiação do concurso de receitas saudáveis. A movimentação da rede pública de saúde tem ocorrido desde o dia 8 de novembro.

A Secretaria de Saúde também deve manter as palestras semanais realizadas no Núcleo Integrado de Saúde (NIS) que tratam dos aspectos de glicemia capilar, uso de insulina, pé diabético e alimentação.

Cláudio Miranda, Viviane Vacchi e o vereador Marcelo Gastaldo

Cláudio Miranda, Viviane Vacchi e o vereador Marcelo Gastaldo

Por José Arnaldo de Oliveira
Fotos: divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/11/13/prevencao-do-diabetes-chega-ate-na-feira-livre/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original