Prevenção do diabetes chega até na feira livre
Publicada em 13/11/2013 às 17:21Os frequentadores da feira livre da Vila Hortolândia foram surpreendidos na véspera do Dia Mundial do Diabetes, celebrado nesta quinta-feira (14), por profissionais da Secretaria de Saúde. Eles fizeram testes de glicemia capilar e divulgaram a importância da prevenção dessa doença, que já conta com mais de 30 mil pacientes em tratamento no município de Jundiaí.
Mais
Rede de saúde “inventa” para prevenir o Diabetes
“A mobilização preventiva da rede em todos os bairros tem sido muito importante”, destacou o secretário de Saúde, Cláudio Miranda, em visita à UBS Hortolândia – que organizou a intervenção na feira do bairro.
Marcado pelo símbolo de um círculo azul, o Dia Mundial do Diabetes tem nesta quinta-feira (14) as atividades preventivas nas 37 unidades básicas e de saúde da família em Jundiaí.
“Todas fazem testes de glicemia, mas algumas terão outras atividades de reforço”, explicou a coordenadora do Programa de Prevenção de Diabetes, a enfermeira Nilce Botto Dompieri.
Nesses casos estão a UBS Maringá, com mesa de frutas e orientações a partir das 8h30; a UBS Vila Ana, com vídeos e mais gelatina e suco; a UBS Ivoturucaia, com caminhada organizada pelo grupo de Lian Gong, às 9h; a UBS Agapeama, com café da manhã seguido de orientações; a UBS Corrupira, com pontos itinerantes ao longo do dia em ruas do bairro; e a UBS São Camilo, com uma barraca especial no período da manhã. Já a UBS Novo Horizonte vai ter circuito de palestras (pé, insulina e dieta) e orientações antes do encerramento com café da tarde.
Para a gerente da UBS Hortolândia, as atividades extras não precisam ser sofisticadas para terem resultados. “São como as bexigas azuis, uma maneira de conscientizar a comunidade sobre a prevenção”, afirmou Viviane Vacchi.
E no feriado desta sexta-feira (15), a partir das 9h, as atividades acontecem no Parque da Cidade. Além de uma caminhada, com destaque para as crianças que fazem tratamento para o Diabetes Tipo 1, haverá testes, exames oftalmológicos e outros serviços onde a Secretaria de Saúde tem apoio da Secretaria de Esportes, da Secretaria de Educação, da DAE em parceria com o Instituto de Crianças e Adolescentes com Diabetes (ICAD).
Campanha continua
Outras atividades estão programadas ainda em novembro. A UBS Eloy Chaves promove uma palestra na manhã da próxima segunda-feira (18), com o grupo Feliz Idade. A UBS Tarumã marcou para o próximo dia 25 (segunda-feira) um dia de testes e orientações; a USF Vila Esperança concentra as atividdades na terça-feira (26); a UBS Fazenda Grande promove dia 28 (quinta) uma caminhada no Parque Botânico Eloy; e a UBS Vila Rami realiza dia 29 (sexta) a premiação do concurso de receitas saudáveis. A movimentação da rede pública de saúde tem ocorrido desde o dia 8 de novembro.
A Secretaria de Saúde também deve manter as palestras semanais realizadas no Núcleo Integrado de Saúde (NIS) que tratam dos aspectos de glicemia capilar, uso de insulina, pé diabético e alimentação.
Por José Arnaldo de Oliveira
Fotos: divulgação
-
14/12/2024
Prefeitura entrega o CIES e potencializa a segurança municipal
-
12/12/2024
368 anos: Centro de Referência da Infância e da Adolescência (CRIA) no Novo Horizonte é entregue
-
01/12/2024
Emoção e conscientização marcam evento do Dia Mundial de Luta contra a AIDS
-
30/11/2024
Jundiaí realiza Dia D de mobilização contra a dengue
Baixe as fotos desta notícia na resolução original