Rede de saúde ‘inventa’ para prevenir o Diabetes

Publicada em 12/11/2013 às 16:48

As unidades da Secretaria de Saúde espalhadas pelos bairros estão criando alternativas de conscientização na semana do Dia Mundial do Diabetes – celebrado nesta quinta-feira (14). Entre palestras, concursos, encontros com café da manhã e ações em espaços externos como feiras livres, as duas palavras de ordem em Jundiaí são prevenção e cuidado.

Mais
Jundiaí prepara o “Dia D” contra a dengue

UBS Vila Rami coloca receitas na parede: evitar açúcar

UBS Vila Rami coloca receitas na parede: evitar açúcar

“Sempre ficamos surpresos com as iniciativas criadas pelas equipes das unidades. Algumas inclusive adiantam o horário de trabalho”, explica Nilce Botto Dolpieri Folena, coordenadora do Programa de Prevenção de Diabetes.

A referência é aos testes de glicemia que a UBS Vila Hortolândia leva ao público da feira livre do bairro entre 7h e 8h desta quarta-feira (13).

Também nesta quarta (13) acontecem uma palestra sobre nutrição saudável, a partir das 10h, na UBS Central e uma série de orientações seguidas por café da manhã na UBS Vila Maringá e na UBS Vila Rui Barbosa, entre outras atividades na rede.

O Dia Mundial do Diabetes é celebrado na quinta-feira (14) com um esforço coletivo de coleta de testes de glicemia e de atividades preventivas nas 37 unidades básicas de saúde ou de saúde da família em Jundiaí.

Sabores sem riscos
A UBS Vila Rami encerra nesta quinta-feira (14) as inscrições de um “concurso” improvisado pela equipe de receitas saudáveis, ou seja, com baixo uso de açúcar (o diabetes, tanto o tipo 2 como o tipo 1, está relacionado com deficiência de produção da insulina que metaboliza a glicose).

Estão lá na parede as fórmulas de torta integral de frango, bolo de cenoura light, pão de queijo sem queijo, pudim de baunilha e outras. Para a gerente Maria Lúcia Godinho Andery e o técnico Robson de Oliveira, existem atualmente muitas opções de alimentos que podem substituir os doces e salgados mais “pesados”. A votação vai ser apurada no próximo dia 29. “A aceitação foi boa”, comenta a auxiliar administrativa Gislaine Iannacone.

Atividades e passeios
As conversas sobre o diabetes na rede de unidades de saúde continuam até quinta-feira (14). E no feriado de sexta-feira (15), no Parque da Cidade, é a vez da caminhada com atrações voltadas principalmente para as crianças que são atingidas pelo tipo 1 e formam um grupo de 120 pacientes em recuperação no Núcleo Integrado de Saúde (NIS).

Para os adultos, até mesmo serviços de oftalmologia foram doados para testes rápidos no evento, que acontece das 9h às 12h. Entre os parceiros, como os setores de esportes e de educação da Prefeitura, está o Instituto da Criança e do Adolescente com Diabetes (ICAD).

Nesta quinta-feira (14), antecedendo o passeio, os esforços nas unidades de saúde incluem até mesmo uma caminhada, proposta na UBS Ivoturucaia, e atividades diferenciadas na UBS Jardim Tulipas, levadas para o salão paroquial cedido para o evento.

Estimativa de 30 mil pacientes de diabetes já em tratamento

Estimativa de 30 mil pacientes de diabetes já em tratamento

José Arnaldo de Oliveira
Foto: Alessandro Rosman


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/11/12/rede-de-saude-inventa-para-prevenir-o-diabetes/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original