Solenidade de Juramento à Bandeira reúne quase mil pessoas

Publicada em 14/11/2013 às 16:50

O 12º Grupo de Artilharia de Campanha de Jundiaí (GAC) realizou na manhã desta quinta-feira (14), no Parque Municipal Comendador Antonio Carbonari (Parque da Uva), a solenidade de Juramento à Bandeira e entrega de certificados de dispensa do serviço militar a 800 jovens de Jundiaí, nascidos em 1995. Com a presença de autoridades civis e militares e de familiares dos compromitentes, o evento registrou a presença de mais de 1 mil pessoas.

A solenidade foi num dos pavilhões do Parque da Uva

A solenidade foi num dos pavilhões do Parque da Uva

A solenidade, em que pese seguir um rito oficial, foi marcada por momentos de grande emoção, principalmente quando o jovem Luca Poit leu para os presentes o texto intitulado “Carta de adeus de um jovem vítima das drogas”.

Filho de ex-militar, Luca disse que ficou lisonjeado quando o convidaram para fazer a leitura do texto, mas quis saber antes qual era a mensagem, o que foi decisivo para aceitar a missão.

“Percebi que se trata da realidade de muitos jovens, alguns que até conheço. Por isso, senti que poderia, mais do que a leitura, contribuir para passar essa mensagem tão positiva”, disse. Ele também recebeu o certificado de dispensa do serviço militar.

O capitão Marcos Preterotto também fez um pronunciamento tocante aos jovens. Segundo ele, o fato de não terem incorporado o Exército não significa que não são igualmente patriotas como os soldados do 12º GAC.

“Vocês podem servir a Pátria de outra maneira, trabalhando, estudando e, mais ainda, nos ajudando a passar mensagens positivas para distanciar os jovens do mundo das drogas”, disse.

De pai para filho
O delegado e vereador Paulo Sérgio Martins também manifestou uma emoção muito grande ao ser convidado para fazer a entrega do certificado de dispensa ao próprio filho, incluído entre os 800 que participaram da solenidade.

Otto Leone Martins disse que teria ficado feliz se fosse convocado. “Mas vou cursar Direito e tentar seguir os passos do meu pai”, disse. Paulo Sérgio quase não conseguiu pronunciar a frase “estou muito feliz”.

Neste ano, fizeram alistamento 3.062 jovens nascidos em 1995. “Esse número supera em 3% os alistados do ano passado, que foram 2.976”, explica o capitão Preterotto.

Anualmente em Jundiaí são alistados cerca de 3 mil jovens e aproximadamente 250 têm o privilégio de ingressar nas fileiras do 12º Grupo de Artilharia de Campanha.

Denominados compromitentes, os jovens fizeram o Juramento à Bandeira

Denominados compromitentes, os jovens fizeram o Juramento à Bandeira

Alcir de Oliveira
Foto: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/11/14/solenidade-de-juramento-a-bandeira-reune-quase-mil-pessoas/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original