Coordenadoria relembra ações no Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Publicada em 03/12/2013 às 17:58

A Coordenadoria de Apoio às Pessoas com Deficiência, da Prefeitura de Jundiaí, comemorou nesta terça-feira (3) o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. A data, criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), tem objetivo de promover uma maior compreensão sobre os assuntos ligados à deficiência e mobilizar a defesa da dignidade, dos direitos e o bem-estar das pessoas.

Reinaldo e o prefeito Pedro Bigardi: assinatura do Programa Viver Sem Limites

Reinaldo e o prefeito Pedro Bigardi: assinatura do Programa Viver Sem Limites

Segundo o coordenador, Reinaldo Fernandes, a data é mais um dia para que os direitos das pessoas sejam lembrados. “A Prefeitura, por meio da coordenadoria, garante trabalho, educação, saúde e assistência social para as pessoas com qualquer tipo de deficiência. Este dia, somado às ações que estamos realizando, contribui para que Jundiaí seja vista como uma referência em todo Estado.”

Fernandes destaca ainda algumas das ações realizadas este ano pela Coordenadoria de Apoio as Pessoas com Deficiência.

Campanha Estacione Consciente; adequação de 40% das calçadas da cidade nas normas ABNT; projeto de adaptação de todos os ônibus; Projeto Seta (Serviço Especial de Transporte Adaptado); formação de 50 intérpretes em libras; assinatura do Programa Viver Sem Limites com o Governo Federal; distribuição de cerca de 200 cadeiras de rodas; reforma da sala Glória Rocha; criação da Comissão de Acessibilidade Permanente, garantindo que todos os prédios públicos sejam acessíveis, entre outros.”

Todas as ações da coordenadoria fazem parte do Plano de Governo e as próximas realizações estão previstas no PPA (Plano Plurianual 2014-2017). Dados da ONU – Cerca de 10% da população mundial, aproximadamente, vivem com uma deficiência. No Brasil, 29,3%, ou seja, cerca de 45 milhões de pessoas tem alguma deficiência.

Apenas 35% das pessoas economicamente ativas portadoras de deficiência estão em atividade de fato – em comparação com 78% das pessoas sem deficiência.

Campanha Estacione Consciente foi realizada

Campanha Estacione Consciente foi realizada

Luiza Oliveira
Foto: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/12/03/coordenadoria-relembra-acoes-no-dia-internacional-da-pessoa-com-deficiencia/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original