Secretaria de Educação lança DVD
Publicada em 10/12/2013 às 16:26Na segunda-feira (9) foi realizado o lançamento do DVD “Caramba Carambola, o brincar está na escola”. O projeto é fruto de uma iniciativa da fundação Volkswagen, com a coordenação técnica do Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária) e, desde 2009, conta com a parceria da Secretaria de Educação de Jundiaí.
O documentário mostra relatos de vários educadores que falam sobre a importância do brincar nas escolas, com crianças interagindo e brincando com caixas de papelão, panos, tubos de papel, enfim, tudo o que pode virar brinquedo.Segundo Isabel Cristina da Costa, diretora de Educação Infantil II, o brincar é a ferramenta da criança para a aprendizagem, as aproximando dos objetos de conhecimento. “O brincar não é apenas entregar um brinquedo para a criança e ela brincar sozinha, nós precisamos fazer uma intervenção, precisa ter instrumentos que vão ampliar o repertório para as crianças”, comentou Isabel.
Segundo a Cenpec, o DVD tem o objetivo de favorecer o conhecimento e a valorização do “brincar” como direito da criança e formar educadores para que aprimorem suas práticas, ampliando o universo cultural de todos os participantes.
Angelo Concencio
Foto: Dorival Pinheiro Filho
-
14/10/2025
Projeto Vale Verde, de Jundiaí, é reconhecido pelo Tribunal de Contas Estadual, por boas práticas na educação
-
13/10/2025
Escola da Gente: professores da Educação Infantil participam de formação sobre o currículo municipal do segmento
-
10/10/2025
Segunda edição da COPinha Japy reforça protagonismo das crianças nas soluções para as mudanças climáticas
-
09/10/2025
EMEB Adelino Brandão promove Olimpíadas Especiais e reforça inclusão por meio do esporte
Baixe as fotos desta notícia na resolução original