Jundiaí terá Centro de Iniciação ao Esporte
Publicada em 11/12/2013 às 16:19O prefeito Pedro Bigardi anunciou nesta quarta-feira (11) que Jundiaí foi selecionada pelo Ministério do Esporte para receber uma unidade do CIE (Centro de Iniciação ao Esporte), maior projeto de infraestrutura esportiva dos Jogos Olímpicos e dos Jogos Paraolímpicos de 2016 e que faz parte do PAC 2.
MAIS
Investimento no esporte: preocupação da Prefeitura de Jundiaí
O novo aparelho público será construído no Jardim Sarapiranga (Vetor Oeste), na avenida Francisco Nobre (entre a Rua 11 e a Rua João Marinho Nobre), em terreno cedido pela Prefeitura. O valor do repasse é de R$ 3 milhões.
O local terá um ginásio poliesportivo (arquibancada para 177 lugares) e área de apoio (administração, sala de professores/técnicos, vestiários, chuveiros, enfermaria, copa, depósito, academia, sanitário público) em uma área mínima de 2,5 mil m².
A instalação prevista é padronizada e tem dimensões oficiais que comportam 13 modalidades olímpicas (atletismo, basquete, boxe, handebol, judô, lutas, tênis de mesa, taekwondo, vôlei, esgrima, ginástica rítmica, badminton e levantamento de peso), seis paraolímpicas (esgrima de cadeira de rodas, judô, halterofilismo, tênis de mesa, vôlei sentado e goalball) e uma não-olímpica (futsal).
O objetivo é ampliar a oferta de equipamento público esportivo qualificado, incentivando a iniciação esportiva em locais de alta vulnerabilidade social das grandes cidades brasileiras. O projeto integra, num só espaço físico, atividades e a prática de esportes voltados ao alto rendimento, estimulando a formação de atletas entre crianças e adolescentes.
Conquista
“O Centro de Iniciação ao Esporte é mais uma conquista da comunidade de Jundiaí. Fomos buscar recurso em Brasília, o que temos feito bastante neste ano. Este é um equipamento esportivo muito completo e será importante para formação de jovens e integração da região, que é nova, com muitos conjuntos que estão se formando”, disse o prefeito Pedro Bigardi.
“Estamos felizes e agradecidos ao ministro Aldo Rebelo. Fizemos diversos contatos e conversamos com o ministro. Sabemos que outros equipamentos virão a partir do ano que vem. E isto só vem sendo conquistado pelo fato de termos criado a Secretaria de Esportes. Uma pasta independente era o segundo critério para o Ministério do Esporte escolher a cidade e Jundiaí foi incluída”, completou o prefeito.
O chefe do Executivo local também fez uma homenagem a Nelson Mandela. “Vi esta imagem no jornal e achei fantástica. É de um simbolismo muito grande. Mandela é uma pessoa rara na história do mundo e precisamos de mais gente com estes valores”, explicou.
Segundo o secretário de Esportes, Cristiano Lopes, o CIE atende uma antiga demanda da população daquela região. “Dentro do Sarapiranga existe apenas um campo de futebol e não há infraestrutura de Complexo Esportivo. Com a chegada do Centro de Iniciação, a secretaria pode implantar atividades no local. Vamos conseguir formar turmas e dar mais oportunidade e qualidade de vida para os moradores”, explicou.
Por Fábio Frattini Manzini
Fotos: Alessandro Rosman
-
18/12/2024
Revista destaca as ações de Esporte e Lazer nos últimos quatro anos na cidade
-
02/12/2024
Inscrições para as turmas de natação de 2025 serão nos dias 8 e 9 de dezembro
-
12/11/2024
Veja o que abre e fecha nos feriados da Proclamação da República e da Consciência Negra
-
06/06/2024
Inclusão toma conta do Mundo das Crianças em festival com estudantes
Baixe as fotos desta notícia na resolução original