Saúde se ajusta para acabar com espera por endoscopias
Publicada em 13/12/2013 às 19:42A Secretaria de Saúde prepara medidas para acabar com a fila de espera no setor de endoscopias. O ajuste foi confirmado nesta sexta-feira (13) pelo secretário Cláudio Miranda, envolvendo novamente um acordo com o HU (Hospital Universitário).
“Temos uma demanda maior do que a quantidade de exames oferecidos pelo prestador atual desse serviço, que ultrapassa 900 pessoas na espera. Então vamos ter mais um prestador e o hospital vai ceder o espaço necessário”, comentou. A tramitação dos novos ajustes está em andamento na Prefeitura.
MAIS
Prefeitura homologa as obras de 4 UBS
O acordo envolve também a continuidade do mutirão de cirurgias eletivas, iniciado em maio, e também uma ampliação da capacidade dos exames de colonoscopia, que estão com uma fila menor (na faixa de 250 pessoas).
Gestão contra filas
A providência continua uma série de avanços realizados neste ano pela Secretaria da Saúde, que no mutirão iniciado em maio no HU praticamente resolveu uma fila de mais de 1,5 mil pessoas que existia no início do ano. O termo “eletivas” refere-se a cirurgias que não são de emergência, como de hérnia ou varizes. O novo acordo propõe manter o mutirão até o mês de abril, zerando os casos restantes desse tipo de fila.
Outros casos também foram registrados na espera de diversas especialidades e ainda em áreas como os aparelhos auditivos. Já os exames laboratoriais (como sangue ou urina), que tinham 90 mil exames na fila de espera no início do ano, zeraram a espera em novembro com a ampliação dos atendimentos nos contratos com fornecedores e também a suspensão das “cotas por unidade” no último trimestre.
José Arnaldo de Oliveira
Foto: Dorival Pinheiro Filho
-
03/03/2025
Jundiaí avança na construção do Plano de Políticas Públicas para Mulheres
-
23/02/2025
Jundiaí como referência: CEREST recebe comitiva da Bahia para troca de experiências em saúde do trabalhador
-
21/02/2025
Prefeitura de Jundiaí recebe emenda parlamentar de R$ 300 mil para investimentos na saúde
-
22/01/2025
Altas temperaturas ligam alerta para cuidados redobrados com a saúde
Baixe as fotos desta notícia na resolução original