Cineclube Idalina apresenta filme de capoeira

Publicada em 19/12/2013 às 17:29

A Secretaria de Cultura, por meio da Diretoria de Ação Comunitária, realiza neste sábado (21), às 19h, o último Cineclube Idalina com o filme “Mestre Bimba – A Capoeira Iluminada”.

MAIS
Eleição da Corte da Uva é neste sábado (21)

O documentário conta a trajetória do capoeirista Bimba na década de 30

O documentário conta a trajetória do capoeirista Bimba na década de 30

O documentário, inspirado no livro “Mestre Bimba – Corpo de Mandinga”, de Muniz Sodré, conta a comovente trajetória, a arte e o encantamento da capoeira de Bimba na década de 30, que culminou na admiração mundial pela capoeira brasileira.

A capoeira ainda é um dos principais fatores de expansão da língua portuguesa em todo o mundo, pois as aulas são ministradas em português, suas músicas são cantadas em português e a sua história conta fatos relacionados à vida e aos costumes do povo brasileiro. Seu crescimento vem sendo considerável em todo o mundo.

O filme, de 2007, conta, por meio de depoimentos de seus antigos alunos e de imagens inéditas, a história deste brasileiro, Manuel dos Reis Machado, o Bimba, grande jogador de capoeira e educador, que dedicou a sua vida a dar dignidade e luz à capoeira. Para muitos historiadores foi um dos negros mais importantes do século XX, nas Américas. À ele são dedicadas milhares de músicas cantadas em todas as rodas de capoeira nos cinco continentes.

Serviço
O Cineclube Idalina tem entrada gratuita e acontece no Barracão Capoeira Idalina, localizado na Travessa General Martins Francisco Cruz, 96, Vila Vilma, próximo ao Anhangabaú. Mais informações pelo telefone (11) 4521-6922.

Por Flávia Alves
Fotos: reprodução


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/12/19/cineclube-idalina-apresenta-o-filme-mestre-bimba-a-capoeira-iluminada/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original