Complexo Fepasa: acervo e biblioteca serão restaurados
Publicada em 20/12/2013 às 16:21A história do Complexo Fepasa ganha um novo capítulo. Todo o acervo documental e a biblioteca serão totalmente restaurados. O anúncio foi feito na manhã desta sexta-feira (20) pelo prefeito Pedro Bigardi. Cerca de R$ 4,6 milhões – recurso obtido através da Lei Rouanet, do Ministério da Cultura – serão investidos no projeto de recuperação.
MAIS
Álbum de fotos da Biblioteca
Educação prepara prédio para receber ensino superior gratuito
Há anos, vários documentos que contam a história da ferrovia não só em Jundiaí, mas no país, estão espalhados pela Fepasa, sofrendo ação do tempo. Já o prédio da biblioteca apresenta problemas de infiltração e bolor.
“É um espaço reconhecido, mas está deteriorado. O Ministério Público até moveu uma ação em 2011. Após visitas ao IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), começamos a buscar alternativas de projetos para recuperação e conseguimos. Isso é uma conquista importante na área do patrimônio histórico e cultural da cidade. É o início da recuperação de todo o Complexo”, destacou o prefeito.
O trabalho será realizado em parceria com o Instituto Phoenix. Uma empresa também vai auxiliar, com recursos. Em uma primeira etapa, as salas da biblioteca passarão por adequações, com a limpeza do espaço e a instalação de sistemas de climatização e segurança. Na sequência, será realizada a recuperação do acervo.
“Os documentos serão higienizados folha por folha. Depois, daremos início ao processamento técnico, com a indexação dentro de um programa para facilitar a busca do material. No futuro, o acesso poderá ser feito tanto dentro como fora do Complexo. Vamos democratizar o acervo”, explicou o coordenador técnico do Instituto Phoenix, Rafael Correia.
A previsão é que os trabalhos durem 30 meses.
Comemoração
Para a diretora técnica administrativa do Complexo Fepasa, Maria Angélica Ribeiro, a recuperação é uma grande conquista. “Temos o primeiro acervo nacional sobre estrada de ferro e o terceiro mundial. Não podíamos mais deixar a situação desse material como estava. Será uma grande recuperação. Um pedido de perdão aos ferroviários. É o mínimo que podemos fazer pela memória do nosso Estado. Foi graças à ferrovia que chegamos onde estamos.”
O secretário de Educação e vice-prefeito, Durval Orlato, aproveitou e anunciou que, além de mais obras de restauro, a Fepasa será reorganizada para valorizar tanto a ‘nova’ biblioteca como os demais espaços. “O patrimônio foi sendo utilizado sem programação e foi largado. Vamos valorizar o Complexo. Será um ponto de visitação cultural”, frisou.
Por Roberta de Sá
Fotos: Dorival Pinheiro Filho
-
23/11/2024
Jundiaí celebra a literatura e premia 20 escritores em concurso
-
23/11/2024
Alunos da Flórida Mestag tornam-se cientistas durante mostra e feira de Ciências
-
21/11/2024
Duas ações culturais gratuitas acontecem neste sábado (23) na Biblioteca Nelson Foot
-
19/11/2024
Programação do Dia da Consciência Negra segue ao longo da semana do Centro das Artes
Baixe as fotos desta notícia na resolução original