Congresso terá mais de 30 palestrantes
Publicada em 11/12/2013 às 14:04O 1º Congresso Técnico Brasil Alemanha – Gestão Sustentável de Resíduos Sólidos Urbanos , realizado pela Prefeitura de Jundiaí (por meio da Secretaria de Serviços Públicos), nos dias 16 e 17 de dezembro, no Parque da Uva, reunirá mais de 30 palestrantes entre pesquisadores, representantes de órgãos públicos e empresas privadas, entre outros, todos com o mesmo objetivo: discutir desafios, prospecções, dificuldades e soluções no tratamento dos resíduos sólidos.
Jundiaí organiza congresso internacional sobre resíduos sólidos
Congresso é o ‘pontapé’ do projeto sobre resíduos sólidos
Paralelo ao congresso, haverá uma exposição com as operadoras de sistema que demonstrarão mais a fundo as tecnologias de tratamento de resíduos sólidos. “Tanto os palestrantes quanto os empresários vão discutir conceitos, técnicas e conhecimentos”, explica o secretário de Serviços Públicos, Aguinaldo Leite.
Ele explica que a Alemanha, por exemplo, está há mais de 40 anos no mercado operando no tratamento mecânico e biológico. “Eles têm muito o que nos ensinar em relação às dificuldades e oportunidades que tiveram ao longo do tempo”, diz.
Dentre os palestrantes estará Klaus Fricke, um dos interlocutores nessa parceria entre a Prefeitura de Jundiaí e o governo alemão. Formado em geologia, doutor em engenharia, professor catedrático e pesquisador da TUBS (Universidade Técnica de Braunschweig), atua há mais de 30 anos em gestão de resíduos na Alemanha e em outros continentes. Klaus foi responsável pela implantação, em 1983, da coleta seletiva e compostagem de orgânicos na Alemanha.
A Alemanha, segundo ele, foi responsável em implantar essa cultura em todo o continente europeu. “Fomos na raiz para buscar experiência e conhecimento para implantarmos em Jundiaí esse tipo de tratamento.”
Kadija Rodrigues
Baixe as fotos desta notícia na resolução original