Cultura promove ‘Capoeira em Debate’ neste sábado (7)
Publicada em 03/12/2013 às 16:23Expressão cultural brasileira que mistura arte marcial, esporte, cultura popular e música, a capoeira será tema de discussão do “Capoeira em Debate”, que será realizado neste sábado (7), às 14h, na Câmara Municipal de Jundiaí. O evento é promovido pela Secretaria de Cultura, por meio da Diretoria de Ação Comunitária, e contará com a presença do mestre Nestor Capoeira, do Rio de Janeiro, e mestre Rã, de Jundiaí.
O encontro vai reunir grupos de capoeira de Jundiaí e região, professores, mestres e alunos, afim de ampliar a discussão sobre a capoeira como ferramenta de inclusão e identidade brasileira. “A capoeira está presente por todos os bairros onde passamos. Crianças, jovens e adultos querem aprender mais desta expressão cultural”, conta a diretora Eliane da Silva Pinto.Ela explica, inclusive, que em alguns bairros é possível encontrar aulas gratuitas. “Em razão da grande demanda, alguns professores fazem trabalho voluntário oferecendo a atividade nas comunidades”, completa Eliane. Além do debate, o evento contará com uma aula especial de ritmo com os palestrantes e convidados, onde será demonstrada a importância da música na capoeira.
Os palestrantes
Cássio Martinho, conhecido como mestre Rã, é referência internacional no assunto. Ele conheceu a capoeira aos 14 anos. “Por meio da capoeira tenho trabalhado em várias experiências de formação do caráter da pessoa, promovendo ações sociais com crianças carentes e oferecendo desenvolvimento dos jovens”, conta.
Nestor Capoeira tem livros consagrados no mundo sobre o tema. Neste dia, ele vai contar a história com a capoeira, que conheceu em 1965, na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Depois disso, levou a capoeira para a Europa e Estados Unidos.
Para ele, é mais que dança, luta, jogo e patrimônio da cultura brasileira. “É uma forma de ver e viver a vida, uma ótica específica do mundo e dos homens. Uma prática que transborda da roda para o dia a dia”.
Por Flávia Alves
Fotos: fotógrafos – PMJ
-
16/12/2024
Jundiaí ganha Casa Catavento, sede da Rede de Cidades das Crianças
-
13/12/2024
Jundiaí 368 anos: primeira sala de cinema pública é entregue à população
-
13/12/2024
Biblioteca recebe exposição dos alunos do Ateliê Celandroni
-
12/12/2024
Comitê das Crianças encerra trabalho com entrega de relatório sobre Jundiaí
Baixe as fotos desta notícia na resolução original