Decoração de Natal agrada público e lojistas
Publicada em 03/12/2013 às 21:54Elaine Aparecida Fonseca foi até o Centro de Jundiaí para mostrar ao sobrinho Carlos Alberto, que mora em São Paulo, a iluminação e decoração de Natal. Todo serelepe, o menino não parava de pedir para a tia tirar fotos na Casa do Papai Noel, no trenzinho e nos bonecos de fibra montados na Praça Governador Pedro de Toledo, em frente à Catedral Nossa Senhora do Desterro. Neste ano, Carlos Alberto tem um pedido especial: “Quero ganhar um carrinho de controle remoto”, diz.
MAIS
Exposição de presépios é aberta no Museu Solar do Barão
Confira alguns números do Natal Iluminado
Crianças da Casa da Fonte dão show no Centro
A tia contou que o menino está com a família durante o mês de dezembro e não poderia deixar de mostrar a decoração natalina. “Está muito bonito, voltaremos mais vezes”.
As principais entidades que representam o comércio de Jundiaí afirmaram que a iluminação e decoração de Natal nas principais ruas do Centro são fundamentais para atrair público e, consequentemente, gerar lucratividade para os lojistas em geral. No ano passado, não houve este cuidado. Resultado: os comerciantes amargaram prejuízo e a população ficou sem a tradicional confraternização de final de ano na região central.
Para Milton de Araújo, presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Jundiaí e Região (Sincomerciários), a decoração natalina é sem dúvida o grande chamariz de público para o Centro em dezembro – mês que tem o maior registro de vendas. “Os lojistas e também o vendedores ganham com a região central cheia de gente”, afirma.Os lojistas também estão bastante otimistas com boas vendas para este ano, uma vez que em 2012 não teve nenhuma decoração de Natal, de acordo com o presidente da Associação Comercial Empresarial (ACE), Régis Donatti. “Um Centro bonito e decorado atrai as pessoas que aproveitam o horário estendido para fazer as compras de Natal”.
Já o diretor do Sindicato do Comércio Varejista de Jundiaí e Região (Sincomércio), André Barros, além de atrair público para as lojas, ele acredita que a o Natal Iluminado é um ‘ponta pé inicial’ para a revitalização do Centro. “Quem sabe não seja um passo para que o público volte a frequentar as ruas à noite e dê vida após esse período natalino”.
Nos bairros
A pequena Olívia de Freitas Barbosa, 9 anos, até deu uma passadinha na Casa do Papai Noel do Centro, mas quer vê-lo mesmo na região onde mora, na Vila Hortolândia. Bairro que faz parte da programação do Natal Iluminado da Prefeitura de Jundiaí. “Quero pedir para o Papai Noel uma guitarra”, conta a menina.
Além da Vila Hortolândia e do Centro, outros 11 diferentes pontos da cidade receberão decoração e iluminação de Natal: Vila Arens, Ponte São João, Vila Rio Branco, Vila Rami, Agapeama, Vianelo e Parque Eloy Chaves, rua do Retiro, avenida Jundiaí, avenida Nove de Julho e Paço Municipal.
Kadija Rodrigues
Foto: Dorival Pinheiro Filho
Baixe as fotos desta notícia na resolução original