Jundiaí sobe ao pódio do Estado com prêmio ambiental

Publicada em 11/12/2013 às 20:10

Com um inédito terceiro lugar no prêmio Município Verde e Azul, do Governo do Estado, Jundiaí teve avanços ambientais confirmados pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente com dois prêmios simultâneos. A nota 94,5 também colocou a cidade em primeiro lugar dentro da área da bacia hidrográfica dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí. Foram analisados 587 municípios paulistas.

MAIS
Confira no gráfico a evolução da cidade nos últimos anos
Fique por dentro do Congresso Técnico Brasil Alemanha

Mais sobre o Projeto Nossa Serra

Prefeito Pedro Bigardi: prêmios do Município Verde e Azul e da Bacia PCJ

Prefeito Pedro Bigardi: prêmios do Município Verde e Azul e da Bacia PCJ

De 2008 até agora, a melhor colocação atingida pela cidade tinha sido um 27º lugar, em 2012. Dois anos antes, Jundiaí amargou a 311ª posição. “É uma conquista importante para o primeiro ano de um governo. Quando fui buscar o caminhão de combate a incêndios florestais, que recebemos pela posição anterior, achei que teríamos dificuldades em manter esse patamar mas já avançamos bastante. Queremos ficar ainda melhores em 2014”, afirmou o prefeito Pedro Bigardi.

Entre os motivos apontados para a subida de Jundiaí estão medidas como o início da elaboração dos planos de saneamento (resíduos sólidos, água e esgoto e macro e microdrenagem), as medidas de proteção e educação ambiental em implantação na Serra do Japi, o amplo plano de arborização urbana, a conservação de mananciais dos rios Jundiaí-Mirim e Capivari e muitos outros.

As metas de governo já apontam um aumento de 12% para 19% de arborização urbana, por exemplo, com efeitos benéficos para o clima, para o ambiente e até para a paisagem”, explica a secretária de Planejamento e Meio Ambiente, Daniela da Câmara Sutti.

Sustentabilidade
Para o secretário de Serviços Públicos, Aguinaldo Leite, as escolhas cotidianas como o uso de piso permeável, os materiais reciclados usados em obras e outros avanços formam uma soma positiva que resultou no prêmio. “Todas as secretarias precisam adotar cada vez mais os critérios sustentáveis”, disse.

A interlocutora do prêmio na administração, a especialista Karina de Lima, lembrou que as 10 diretrizes avaliadas são bastante amplas. Ela e mais o diretor de Meio Ambiente, Flávio Gramolelli Júnior, e a gestora Luciana Maretti estiveram no Palácio dos Bandeirantes representando a Prefeitura de Jundiaí.

Prefeito e secretários Daniela, Aguinaldo e Cristiano, o diretor Flávio e a gestora Luciana

Prefeito e secretários Daniela, Aguinaldo e Cristiano, o diretor Flávio e a gestora Luciana

No dia 30 de novembro, ao inaugurar uma área de caminhada no bairro Cidade Nova onde plantou uma das 1,6 mil árvores plantadas no local, o prefeito já havia apontado a requalificação urbana como uma de suas metas ao lado da conservação de zonas naturais e rurais.

O prefeito Pedro Bigardi afirma que em 2014 a cidade tem plenas condições de continuar sendo um dos municípios mais destacados do Estado de São Paulo na área de sustentabilidade ambiental.

José Arnaldo de Oliveira
Foto: Alessandro Rosman


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/12/11/jundiai-sobe-ao-podio-do-estado-com-premio-ambiental/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original