Palestrantes apresentam panorama da gestão de resíduos sólidos

Publicada em 16/12/2013 às 19:56

No primeiro bloco de apresentações do 1º Congresso Técnico Brasil-Alemanha, na manhã desta segunda-feira (16), os palestrantes apresentaram um panorama institucional da gestão de resíduos sólidos no Brasil. Um dado que chamou a atenção foi o baixo índice de reciclagem. Dos 62,7 milhões de toneladas de resíduos sólidos gerados no País em 2012, apenas 4% foram efetivamente reciclados. Aumentar esse índice de forma sustentável é o maior desafio enfrentado pelo poder público na área de gestão de resíduos.

MAIS
As palestras do primeiro dia de Conferência

Governo do Estado representado por Milton Flávio

Governo do Estado representado por Milton Flávio

“O aterro, principal destino do lixo no Brasil e na maioria dos países, não é uma solução para o futuro. Eles são responsáveis por cerca de 12% das emissões de gases estufa no mundo inteiro”, destacou o professor doutor da Universidade Técnica de Braunschweig, Klaus Fricke, o primeiro palestrante do dia. Na avaliação de Klaus, acabar com os aterros é uma forma de contribuir para uma grande redução do efeito estufa.

Outro ponto destacado pelo professor Klaus foi a ineficiência na reciclagem da sucata eletrônica. “Muito pouco desse lixo é reciclado, não só no Brasil, mas no mundo inteiro. Mas essa matéria-prima precisa ser reutilizada.”

Sobre o futuro, Klaus destacou ações já adotadas na Europa e listou algumas perspectivas. Segundo ele, em vários países europeus já é proibida a utilização de sacolas plásticas. Além disso, disse o professor, a expectativa é de que ocorra uma grande redução no uso de vidro.

Niza Souza
Foto: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/12/16/palestrantes-apresentam-panorama-da-gestao-de-residuos-solidos/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original