Pão e Poesia surpreende visitantes do Centro
Publicada em 23/12/2013 às 14:49Com uma variada presença de artistas de música, teatro, circo e poesia o evento “Natal Pão e Poesia”, realizado nas praças que formam o Largo da Matriz, no Centro, levou no sábado (21) uma mensagem de solidariedade e de cultura para milhares de pessoas que passaram pelo local. A organização foi do Comitê Voluntário Pão e Poesia, que celebrou os vinte anos de um movimento histórico de cidadania em Jundiaí.
MAIS
Complexo Fepasa: acervo e biblioteca serão restaurados
“A Prefeitura apoiou a realização do evento. Mas o mérito maior está na generosidade desses nossos talentos e dos valores defendidos pelo movimento”, comentou o prefeito Pedro Bigardi, que visitou a praça no início dos trabalhos.
Quem passou pelo local entre 11h e 18h encontrou surpresas como o varal de poesias organizado por Valquíria Malagoli e Renata Iacovino e a música de Tom Nando, das bandas U.T.I., Fistt, Formação Itapuí e Apsys, de Alexandre RE e do gaitista de foles Ricardo Colombera.
Ou ainda as performances teatrais de Cia. Tão Distante, Performático Éos, Escola Indac, Trupe Pling e o grupo Respeitável Público com sua “kombi palco”, além da panfletagem poética de Tathy Marcondes e das máscaras de João Antonio.
“Tivemos surpresas como a adesão de artistas que nem haviam conhecido os festivais realizados nos anos 90. E na divulgação prévia estimulamos entidades e pessoas a reforçarem a doação de brinquedos para o Fundo de Solidariedade”, explicou Henrique Parra Parra, um dos organizadores da iniciativa ao lado do jornalista José Arnaldo de Oliveira e do ator Carlos Pasqualin.
Revitalização do Centro
O evento foi aberto com um debate no Solar do Barão sobre a revitalização cultural da região, marcado pelo conflito atual entre o “fixo” local e o “fluxo” global, como analisou o arquiteto Araken Martinho citando Milton Santos e apontando o desenho da reforma da praça Governador Pedro de Toledo no ano 2000 como exemplo negativo dessa tendência.
Com presença dos representantes da Associação Comercial, Ordem dos Advogados, Voto Consciente, Conselho de Segurança Centro e outros, o evento apontou sugestões para os cuidados com a valorização dos empreendedores locais, da economia criativa, das políticas sociais e dos direitos coletivos, além de temas como a identificação de nomes anteriores de ruas e lugares, em um processo de revitalização cultural. Um artigo sobre a conversa pode ser conferido AQUI.
Assessoria de Imprensa
Foto: Dorival Pinheiro Filho
-
29/12/2024
Cidade das Crianças de Jundiaí vira referência para o Brasil e o mundo
-
29/12/2024
40ª Festa da Uva de Jundiaí começa em 23 de janeiro de 2025
-
28/12/2024
Cultura comemora a visitante simbólica de número 1 milhão do Museu
-
27/12/2024
Arquivo Histórico levará o nome da professora Maria Angela Borges Salvadori
Baixe as fotos desta notícia na resolução original