Ronda escolar fecha ano com resultados positivos

Publicada em 23/12/2013 às 18:19

O grupamento de Ronda Escolar da Guarda Municipal de Jundiaí superou as expectativas comparadas com o ano anterior. De janeiro a novembro de 2013 foram atendidas as 110 escolas do município, entre creches e EMEBs, 37 escolas estaduais, Rede Sesi, Senai e Senac, somando-se também as escolas particulares, técnicas e de ensino superior.

A Ronda Escolar Municipal esta dividida em dois grupamentos: o primeiro que atua das 6h30 às 15h e o segundo que inicia às 15h e encerra às 23h30.

De janeiro a novembro foram atendidas as 110 escolas do município e 37 escolas estaduais

De janeiro a novembro foram atendidas as 110 escolas do município e 37 escolas estaduais

O comandante da Guarda Municipal de Jundiaí, José Roberto Ferraz, explica que foi necessário trabalhar em dois turnos, pois a demanda já tem início quando o aluno sai da sua casa às 6h da manhã, assim como aqueles que voltam após às 23h. “Nosso patrulhamento comunitário escolar deve dar segurança, não só em frente às escolas, mas também no trajeto, pontos e terminais de ônibus”, afirma.

Foram realizadas diariamente, das 6h30 às 23h, compreendendo os três turnos de aulas, aproximadamente 10 mil passagens de rondas preventivas, tanto nas entradas como nas saídas de alunos e mesmo quando as aulas já estão em andamento. Estima-se que aproximadamente 70 mil alunos estejam matriculados na rede de ensino de Jundiaí e 30 mil pessoas ligadas direta e indiretamente a esse público, como funcionários das escolas, condutores e pais que levam e trazem seus filhos.

No tocante a ocorrências foram atendidas e resolvidas 905 solicitações. O mês de agosto foi o que registrou o maior número de chamadas, 161 atendimentos.

“Não podemos classificar como um mês atípico, pois a maioria desses registros são os chamados que diretores e servidores das escolas fazem no telefone 153, quando recebem informações sobre brigas na saída ou entrada dos alunos e acionam a viatura da Ronda Escolar”, explica o subinspetor Lacerda, responsável pelo grupamento matutino da Ronda Escolar.

Para o ano de 2014 o comandante da GM sinaliza por mais investimentos nessa área de atuação, com mais equipes nas ruas atuando principalmente no patrulhamento comunitário escolar. “pretendemos intensificar o patrulhamento junto às escolas, através do aumento do efetivo, além de sinalizar com ações voltadas à prevenção e resolução de conflitos, conforme treinamentos já adquiridos pelos GMs que integram a equipe de Ronda Escolar”, finalizou.

Luciano Guerino
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/12/23/ronda-escolar-fecha-ano-com-resultados-positivos/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original