Semana Nacional de Conciliação tem apoio da Prefeitura

Publicada em 06/12/2013 às 20:01

Um bom acordo pode eliminar uma grande dor de cabeça. Pelo menos foi assim com a telefonista Eliana Aparecida Agg, uma das pessoas que procuraram nesta sexta-feira (6) a Semana Nacional de Conciliação, que está sendo realizada no Complexo Argos. O atendimento prossegue neste sábado (7), das 9h às 17h.

A juíza Valéria Luchiari (à esquerda) coordena a Semana de Conciliação

A juíza Valéria Luchiari (à esquerda) coordena a Semana de Conciliação

De iniciativa do Tribunal de Justiça, por meio do Cejusc (Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania) e apoio da Prefeitura de Jundiaí, a Semana da Conciliação é uma espécie de mutirão de conciliações e mediações em casos como divórcio, pensão alimentícia, dívidas, guarda dos filhos, paternidade e acidentes de trânsito, entre outros.

No caso da telefonista Eliana, ela estava com as prestações de seu apartamento, financiado pela CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano), atrasadas e sem condições de arcar com os custos da negociação. “Valeu a pena ter vindo, pois acertei os valores do meu parcelamento de uma forma que dará para pagar juntamente com a prestação mensal”, disse ela, que sofreu uma cirurgia e, por estar dependendo do auxílio-doença, não estava conseguindo bancar todos os gastos da casa.

De acordo com a juíza Valéria Ferioli Lagrasta Luchiari, coordenadora do Cejusc e da Semana de Conciliação, a expectativa é de atender, nos dois dias, cerca de 1,2 mil pessoas. Para isso, uma grande estrutura foi montada em algumas salas do Complexo Argos.

“Conseguimos sempre chegar a cerca de 70% de resolutividade, o que significa um bom número, considerando que são demandas que não precisarão ser tratadas dentro os tribunais”, disse. A estrutura do evento, segundo ela, facilita muito, dando agilidade à solução dos casos, principalmente aqueles que envolvem dívidas, atraso de prestações de imóveis, acidentes de trânsito e outros.

Eliana conseguiu alinhar a prestação da casa aos seus recursos

Eliana conseguiu alinhar a prestação da casa aos seus recursos

A participação da Companhia de Informática de Jundiaí (Cijun) está sendo fundamental para o sucesso da iniciativa. Foram disponibilizados 60 terminais de computador, cujas máquinas foram alimentadas com sistemas e banco de dados exclusivos do Judiciário, para dar apoio às negociações.

Segundo dia
Os interessados em negociar pendências ainda podem procurar o local neste sábado (7), das 9h às 17h. Como se trata de conciliação, é necessário convidar a outra parte e ambos comparecerem juntos, levando documentos essenciais como CPF, RG, certidões de casamento e nascimento (filhos), documentos relativos a bens a serem partilhados, recibos e comprovantes de depósitos, cópias de eventuais acordos anteriores ou decisões judiciais que tenham relação com a questão a ser apresentada.

Como se trata de um evento ligado à cidadania, haverá no local, também, uma palestra com o coordenador do Procon, Adílton Garcia, às 13h, com o tema “O consumidor bem informado é um consumidor consciente”. Além disso, durante todo o período, haverá aferição de pressão arterial e testes de glicemia e shows para as crianças (com a Cia Rick Kelly) e adultos (show de viola e coral do Criju).

O Complexo Argos fica na avenida Dr Cavalcanti, 396, Vila Arens.

Alcir de Oliveira
Foto: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/12/06/semana-nacional-de-conciliacao-tem-apoio-da-prefeitura/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original