Chuvas: Defesa Civil apresenta Comitê de Gestão de Riscos
Publicada em 02/01/2014 às 19:03O prefeito em exercício, Durval Orlato, recebeu nesta quinta-feira (2) o coordenador da Defesa Civil, coronel Eduardo Luiz Carbonari, além do coordenador do GGIM (Gabinete de Gestão Integrada Municipal), Thiers Marques. O vice-prefeito e secretário de Educação ocupa o cargo até o retorno do prefeito Pedro Bigardi, em licença durante 10 dias.
A reunião foi solicitada por Durval para fazer um balanço do período de final de ano e quais as ações previstas pela Defesa Civil para os próximos meses – uma vez que começa o período de chuvas.
O coronel Carbonari apresentou ao prefeito em exercício o Comitê de Gestão de Riscos. Trata-se de um plano preventivo que tem a Defesa Civil como responsável, mas conta com a participação de várias secretarias, além do Corpo de Bombeiros, Exército e Polícia Militar. O decreto para criação do comitê, inclusive, foi publicado na Imprensa Oficial do dia 30 de dezembro.
Segundo Carbonari, o comitê foi desenvolvido para que, em casos de emergência, o atendimento às famílias seja ainda mais rápido e eficaz. “A Defesa Civil acompanha 24 horas a previsão do tempo e em caso de chuva forte, cujo o índice pluviométrico atinja o nível máximo permitido, automaticamente são acionados todos os gestores de cada órgão envolvido”, explica.
A Defesa Civil ainda conta com o envio de alerta por meio de mensagem eletrônica aos moradores de áreas de risco. Jundiaí foi pioneira no Estado. O sistema permite que estas pessoas devidamente cadastradas tenham tempo suficiente para a tomada de providências que eliminem ou minimizem as consequências mais graves dos desastres – como enchentes ou deslizamentos de terras. Atualmente, a Defesa Civil conta com 160 pessoas cadastrados – a maioria é formada por líderes de comunidades, mas a ideia é ampliar esse número.
Mais atenção
Segundo o coronel Carbonari, o órgão triplicou o olhar para as áreas de risco que antes não eram consideradas e realiza um novo mapeamento pela cidade. O número de efetivo também mais do que dobrou, passando de seis para 14 funcionários, todos estatutários. “Isso nos dá tranquilidade e mostra que toda a equipe está preparada para dar o suporte necessário às famílias nos próximos três meses que são considerados críticos”, afirma o prefeito em exercício, Durval Orlato.
Jundiaí, inclusive, recebeu o certificado da ONU (Organização das Nações Unidas) como “cidade resiliente”, ou seja, tem capacidade para resistir e se recuperar de desastres. “Prova disso foi o excelente trabalho realizado pela Defesa Civil, a Secretaria de Serviços Públicos e outros órgãos envolvidos para fazer a limpeza e podas de árvores após as fortes rajadas de vento e chuva que atingiram a cidade no último dia 2 de dezembro”, afirma Carbonari.
Por Kadija Rodrigues
Fotos: Alessandro Rosman
-
20/11/2024
Projeto “Resfria Jundiaí” avança com reunião para implementação da etapa inicial
-
14/11/2024
Gestores fazem vistoria final no CIES antes da entrega
-
28/06/2024
Defesa Civil alerta para queda brusca de temperatura neste domingo
-
21/06/2024
Defesa Civil coordena encontro com concessionárias de rodovias e linhas férreas
Baixe as fotos desta notícia na resolução original