Posto de Atendimento ao Trabalhador terá novidades

Publicada em 07/01/2014 às 17:31

Oferecendo em média 800 vagas de trabalho por mês, o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Jundiaí é o principal endereço dos candidatos a um novo emprego na cidade. Graças a um completo banco de dados que contempla oferta e procura por mão de obra, o posto local atende não apenas trabalhadores do município como também da região.

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PAT: média de 800 vagas por mês

PAT: média de 800 vagas por mês

Além de auxiliar o candidato na busca por uma colocação no mercado, o PAT ainda atua no encaminhamento da documentação para obtenção do seguro-desemprego e faz a emissão de carteiras de trabalho.

Por conta de sua importância e, também, seguindo orientação do prefeito Pedro Bigardi no sentido de dinamizar o setor, a boa notícia neste início de ano é que, ainda neste semestre, o PAT deverá se mudar para um novo local, mais amplo, equipado e em condições de melhorar e ampliar as ações voltadas para a empregabilidade no município, com novas salas de entrevista e treinamento, maior acessibilidade e comunicação, dentre outras melhorias.

A informação é do diretor de Fomento à Indústria, Gilson Pichioli, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, ao qual o posto está vinculado. Atualmente, o PAT ocupa algumas salas do Centro das Artes, localizado no Calçadão da Barão. O novo local, que está sendo estudado pela Prefeitura, deverá receber também o Banco do Povo – igualmente instalado no Centro das Artes.

Gilson Pichioli: melhorar a empregabilidade

Gilson Pichioli: melhorar a empregabilidade

“Esses dois órgãos são voltados ao trabalhador e ambos devem se deslocar para o mesmo espaço, conforme os estudos em andamento”, comenta o diretor Pichioli, segundo o qual, em função do grande número de empresas que a cidade possui, a questão da empregabilidade é algo com que o prefeito Pedro Bigardi se preocupa muito. Até mesmo no que diz respeito à qualificação profissional. “Por isso, vamos ter, no novo espaço, salas para treinamento, viabilizando a capacitação do trabalhador, para que ele possa pleitear a vaga quando oferecida”, diz o diretor.

O Posto de Atendimento ao Trabalhador atua em parceria com a Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho (SERT). Dessa forma, todo o sistema utilizado pelo PAT está disponível também para as empresas, que não apenas têm acesso ao banco de dados da mão de obra disponível como também podem divulgar as vagas que possuem. “O PAT está entre essas duas pontas, ou seja, fazendo o link entre o trabalhador e a empresa”, explica Pichioli.

Por Alcir Oliveira
Fotos: Alessandro Rosman


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/01/07/ano-comeca-com-novidades-no-posto-de-atendimento-ao-trabalhador/

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