Poda tardia garante fruta durante todo o evento

Publicada em 08/01/2014 às 14:26

Para garantir que a fruta, a principal atração da 31ª edição da Festa da Uva e II Expo Vinhos 2014, seja suficiente para atender os consumidores em todos os dias do evento, a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo auxiliou os produtores com a poda tardia.

MAIS
Acesse o site da Festa da Uva

Anderson Tomasetto mostra a uva ainda verde: a festa é dela

Anderson Tomasetto mostra a uva ainda verde: a festa é dela

Normalmente este procedimento é realizado durante os meses de julho e agosto para que a colheita seja feita antes das festas de final de ano, segundo a diretora de Agricultura da Prefeitura, Marcela Filipini. “Temos 10 bairros participando e os produtores deixaram algumas quadras para fazer a poda em setembro e garantir a uva durante todos os dias da festa”, explica.

Para o produtor Anderson Tomasetto, 29 anos, do bairro Traviú, a estratégia colabora para que não precise buscar uvas em outras cidades. Com 3,5 hectares destinados para a plantação da uva niágara branca e rosada, ele espera atender toda a demanda da festa com esse mecanismo. A família vai expor e comercializar a fruta.

“Focamos a poda no período mais frio para garantir a fruta nas festas de final de ano, quando conseguimos pegar um valor maior na caixa. Mas como a Festa da Uva passou a ser um evento anual, conseguimos garantir boas vendas nos primeiros meses do ano, época em que o preço sempre caía”, comemora o produtor.

Para a família Mazzi, do bairro Champirra, as expectativas são as melhores possíveis, já que será a primeira vez que participará da Festa da Uva com esse novo formato – em que o destaque é a uva. “Sem contar que o público vai poder apreciar uma fruta mais saborosa e docinha”, afirma Moacir Mazzi, 56 anos. “O melhor é manter as vendas nos próximos meses e divulgar o nosso trabalho”, conta.

A festa

A 31ª Festa da Uva e II Expo Vinhos será realizada nos dias 30 e 31 de janeiro; e 1, 2, 7, 8, 9, 14, 15 e 16 de fevereiro. Às quintas e sextas, o horário é das 18h às 22h; aos sábados das 10h às 22h; domingos das 10h às 20h. A entrada é gratuita.

O evento contará com workshops culinários, passeios turísticos, pisa da uva, desfile de cavaleiros, mini-fazendinha, exposição e venda de artesanato, espaço Deguste Jundiaí, apresentações teatrais, espaço infantil, festival de bandas, exposição e vendas de frutas e vinhos, entre outras atrações. O evento será realizado no Parque Comendador Antônio Carbonari (Parque da Uva).

Por Kadija Rodrigues
Fotos: Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/01/08/poda-tardia-garante-fruta-durante-todo-o-evento/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original