Saúde da Família começa o ano fortalecida

Publicada em 08/01/2014 às 18:39

Com a certificação de metade dos 184 agentes comunitários de saúde em andamento, a área de saúde da família renova as perspectivas em 2014 como uma das prioridades atuais da Prefeitura de Jundiaí. O curso, realizado no segundo semestre do ano passado, conta com planos de novas edições inclusive prevendo a ampliação futura dos quadros do setor.

MAIS
Onde estão os agentes da Saúde da Família

Cláudio Miranda na abertura do curso, em 2013: certificação

Cláudio Miranda na abertura do curso, em 2013: certificação

“A reestruturação da rede de urgência, com unidades de pronto-atendimento e hospitais, e da rede secundária, com ambulatórios e serviços, vai mudar a qualidade da saúde pública. Mas essas mudanças dependem do trabalho da atenção primária, que são as unidades nos bairros e os agentes comunitários”, explica o secretário Cláudio Miranda.

Organizado pelas coordenadoras do setor, Paula Hebling Malpaga e Elaine Pilon, o projeto tem seus certificados tramitando na rede de centros de formação do Sistema Único de Saúde (SUS) e contou com a participação de outros setores da Secretaria Municipal de Saúde como o Centro de Testagem e Amostragem (CTA), o Centro Especializado em Álcool e Drogas (CEAD) e o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), entre outros.

O projeto também foi apoiado por entidades externas, como a diretoria regional da Secretaria Estadual de Saúde (DRS 7) e a entidade Alcoólatras Anônimos (AA).

Participantes tem foco na humanização

Participantes tem foco na humanização

“Os agentes comunitários fazem um trabalho único e precisam saber onde encontram suporte para os problemas que encontrem. Alguns dos temas mais bem recebidos foram sobre humanização e visitas domiciliares”, comenta Paula Malpaga.

Foram 200 horas teóricas e 200 horas práticas no próprio trabalho de campo. O curso ganhou também atividades complementares, como sobre a prática de atividades físicas ou terapêuticas (caso da técnica chinesa Liang Gong, por exemplo). Os meios de prevenção em saúde foram destaque no curso.

ESF e EACS
Presentes em grande parte da rede de 37 unidades de saúde descentralizadas nos bairros de Jundiaí, os agentes comunitários de saúde atuam em dois modelos chamados de Estratégia de Saúde da Família (ESF), que contam com médicos mais generalistas, e a Estratégia de Agentes Comunitários de Saúde (EACS), associada a unidades mais convencionais.

O programa de metas do governo atual prevê a ampliação do primeiro modelo de 5 equipes existentes no início de 2013 para 30 equipes até 2016 e o número inicial praticamente dobrou nesse primeiro ano.

Cada equipe de saúde da família é formada por médico, enfermeiro, auxiliares de enfermagem, agentes comunitários, assistentes administrativos, odontólogo e auxiliar odontológico. As unidades trabalham ainda com grupos (diabéticos, hipertensos, gestantes, nutrição, tabagismo e atividades físicas) e a partir de 2013 conta com retaguarda de equipes itinerantes para apoio em saúde mental.


Por José Arnaldo de Oliveira
Foto: Arquivo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/01/08/saude-da-familia-comeca-o-ano-fortalecida/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original