Festa da Uva: No Caxambu, produtor garante fruta o ano todo

Publicada em 09/01/2014 às 18:20

Se a ideia do novo formato da Festa da Uva de Jundiaí, resgatada no ano passado pela Secretaria Municipal de Agricultura, é valorizar o que os produtores da cidade têm de melhor em suas áreas de plantio, um deles em especial, Ademir Minjoni, promete encher os olhos dos visitantes a partir do próximo dia 30, quando tem início a 31ª edição do evento.

MAIS
Festa terá atrações para todos os gostos

Confira tudo sobre a Festa da Uva

Ademir mostra a qualidade de suas uvas ao secretário Marcos Brunholi

Ademir mostra a qualidade de suas uvas ao secretário Marcos Brunholi

Ademir desenvolve em seus quase três hectares, numa das áreas mais altas do Caxambu, técnicas de plantio que podem ser consideradas verdadeiros desafios. “O Ademir não tem medo de se aventurar em pesquisas, que realiza em plena época de plantio. Ele faz tudo com base na prática, no conhecimento, é um autodidata em matéria de uva”, avalia o agricultor Arnaldo César Brunholi, um dos mais antigos e experientes agricultores daquela região.

Todas as experiências de Ademir com a fruta deram certo. Tão certo que ele consegue produzir uva o ano todo, sem medo de perder sua cultura para os desastres climáticos ou por conta do excesso de safra em uma mesma época do ano. “Eu vendi uva no final do ano, tenho para a Festa da Uva e vou ter para os próximos meses”, diz, explicando que faz a poda escalonada, o que garante colheita durante todo o ano.

A vistosidade da fruta e o tamanho dos cachos chamam a atenção

A vistosidade da fruta e o tamanho dos cachos chamam a atenção

O secretário de Agricultura, Abastecimento e Turismo, Marcos Brunholi, vai mais longe: “O Ademir pode ser visto como um exemplo para o município, pois pega um vinhedo velho e o entrega sem temor à tecnologia, obtendo resultados sempre surpreendentes”, comenta.

Os agrônomos da Secretaria, Marcela Fillipini (diretora) e Felipe Magro, que acompanharam o secretário em uma visita aos vinhedos de Ademir nesta quinta-feira (9), também elogiam as técnicas e a identificação que o agricultor tem com seus 11 mil pés de uva. “O interessante é que ele faz tudo sozinho e apenas algumas épocas do ano conta com um ajudante”, comenta a diretora Marcela.

Em um passeio pela plantação, Ademir vai mostrando, uma a uma, as características dos seus parreirais, explicando as técnicas que aplica na busca de resultados cada vez melhores. E exibe os imensos cachos de uva que, diferentes do tradicional, chamam a atenção pela vistosidade, pelo tamanho e, sobretudo pelo sabor. “A coloração e a padronização dos cachos são ‘colírio’ para quem conhece a cultura”, elogia Marcos Brunholi.

Agregar valor
Ampliar as oportunidades para todos os produtores da cidade, independentemente das culturas que desenvolvem, é um dos pontos que o secretário Marcos Brunholi pretende trabalhar durante sua gestão. “Precisamos criar formas de agregar maior valor aos seus produtos, criando alternativas de escoamento da produção, com pontos de venda direta ao consumidor, além de outros projetos”, diz o secretário.

Festa da Uva
A 31ª Festa da Uva e 2ª Expo Vinhos será realizada nos dias 30 (abertura) e 31 de janeiro; e 1, 2, 7, 8, 9, 14, 15 e 16 de fevereiro. Às sextas-feiras, o horário é das 18h às 22h; aos sábados das 10h às 22h; domingos das 10h às 20h. A entrada é gratuita.

O evento contará com workshops culinários, passeios turísticos, pisa da uva, desfile de cavaleiros, mini-fazendinha, exposição e venda de artesanato, espaço Deguste Jundiaí, apresentações teatrais, espaço infantil, festival de bandas, exposição e vendas de frutas e vinhos, entre outras atrações. O evento será realizado no Parque Comendador Antônio Carbonari (Parque da Uva).

Por Assessoria de Imprensa
Fotos: Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/01/09/festa-da-uva-no-caxambu-produtor-garante-a-fruta-o-ano-todo/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original