Furto de fios: Megaoperação fiscaliza estabelecimentos

Publicada em 09/01/2014 às 19:18

A Prefeitura de Jundiaí, por meio do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), realizou na manhã desta quinta-feira (9) uma operação integrada de fiscalização em estabelecimentos de ferro velho e sucatas. O objetivo foi coibir a venda de cobre proveniente dos furtos de fios de energia, ocorridos em Jundiaí nos últimos meses. O trabalho, que resultou na constatação de irregularidades e apreensão de materiais, reuniu 60 pessoas e 26 veículos – divididos em duas equipes.

MAIS
Novo sistema busca melhorar coleta no Geresol

Prefeitura e forças policiais apresentam resultados da operação

Prefeitura e forças policiais apresentam resultados da operação

O trabalho contou com a participação de representantes da Secretaria de Finanças e Serviços Públicos, da Secretaria Estadual da Fazenda, Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Municipal. As fiscalizações vão continuar em toda a cidade, durante o período que for necessário.

“Além da fiscalização, essa ação teve como meta a orientação aos comerciantes para que não comprem mercadorias de procedência duvidosa e que comuniquem a Prefeitura de Jundiaí por meio do 156, em caso de suspeitas”, explica o secretário de Finanças, Paulo Roberto Galvão. “Mais do que apreender quem realiza o crime, temos que trabalhar o mercado potencial que adquire esse tipo de produto”.

Equipes fiscalizam estabelecimentos

Equipes fiscalizam estabelecimentos

A operação
Durante a ação, foram averiguados dois estabelecimentos, sendo um da região Oeste e outro da região Sul – ambos foram escolhidos de forma aleatória. Cada órgão atuou em sua respectiva esfera de competência. A Secretaria de Finanças notificou os estabelecimentos por irregularidades encontradas e a Secretaria da Fazenda do Estado deu início ao procedimento fiscal para apuração de irregularidades.

Ao longo do processo não houve a necessidade de utilização de força policial e a Guarda Municipal não registrou nenhuma ocorrência. A Polícia Civil apreendeu aproximadamente 70 quilos de fios de cobre, que passarão por averiguação. Todo o trabalho contou com apoio de Serviços Públicos para o reconhecimento de materiais com características similares aos furtados do município.

O secretário de Serviços Públicos, Aguinaldo Leite, destaca que nas avenidas em que houve a necessidade de se fazer um novo cabeamento, todo o material substituído por um novo modelo: saiu o cobre, entrou o alumínio (não tem o mesmo valor de mercado e dificulta o rompimento). “Desde quando demos início nas substituições, o número de furtos já diminuiu”, afirma.

Aguinaldo também afirma que todas as ações da secretaria e da empresa terceirizada contratada para repor os cabos são informadas para o GGIM, ressaltando os locais e horários em que as equipes estarão trabalhando. “Isso facilita a fiscalização da polícia e da GM”.

O comandante da Guarda Municipal de Jundiaí, José Roberto Ferraz, informa que apesar dessa operação integrada, as ações preventivas das forças continuam. “Desde o início das ocorrências o nosso monitoramento também foi destinado para essa finalidade. Hoje é um item a mais para ser fiscalizado pela GM por meio desse sistema”, diz.

Próximo passo
Paulo Galvão afirma que as fiscalizações continuarão, cada órgão em sua esfera de competência, isoladamente. Após análises dos resultados dessa operação e discussão pelo GGIM, serão programadas outras ações integradas.

Por Kadija Rodrigues
Fotos: Alessandro Rosman e Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/01/09/furto-de-fios-megaoperacao-fiscaliza-estabelecimentos/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original