UBS Agapeama promove encontro de gestantes

Publicada em 09/01/2014 às 17:20

Um encontro de três dias para orientação sobre a gravidez está sendo preparado pela unidade básica de saúde UBS Agapeama de quarta a sexta-feira, de 15 a 17 de janeiro, no período da tarde. O evento é uma versão condensada das séries de oito encontros promovidas anualmente que irão retornar no mês de abril.

“É uma iniciativa voltada para as mães que descobriram agora a sua gravidez e também aberta para seus companheiros ou familiares”, explica a enfermeira Patrícia Laura da Silva, do Programa de Agentes Comunitários de Saúde (ACS).

Os encontros acontecem das 13h30 às 16h30 e envolvem no primeiro dia o conhecimento recíproco do grupo, a anatomia do aparelho reprodutor, como acontece a gravidez e a importância do exame prenatal, com participação das enfermeiras Carla e Cássia da própria unidade.

No segundo dia o tema é o desenvolvimento da gravidez, o parto e o puerpério (recuperação da mulher nos 45 dias posteriores), desta vez com o apoio da médica Elaine, também da UBS Agapeama. E o terceiro dia é voltado para os cuidados com o bebê, o aleitamento materno e os cuidados emocionais da mãe.

Em todos os dias acontece uma pausa de café da tarde, com doações da comunidade do bairro assim como uma lembrança no final dos encontros. O grupo também visita o Hospital Universitário (HU) para familiarizar as futuras mães dos procedimentos comuns ao processo.

“O trabalho em grupo, além das orientações recebidas, é muito importante porque todas se fortalecem mutuamente”, comenta Patrícia.

As unidades de saúde mais próximas também podem recomendar participantes na disponibilidade de vagas. A mobilização principal é feita pelos agentes comunitários durante suas visitas no bairro.

Por José Arnaldo de Oliveira


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/01/09/ubs-agapeama-promove-encontro-de-gestantes/