‘Bairro Limpo’ recolhe mais de 800 toneladas de resíduos
Publicada em 17/01/2014 às 19:23Mais de 800 toneladas de resíduos foram recolhidos de 13 bairros de Jundiaí durante o ano passado com o programa ‘Bairro Limpo – Cidade Saudável’, desenvolvido pela Secretaria de Serviços Públicos com a participação da Secretaria de Comunicação Social, Unidades de Serviços, Divisão de Limpeza Pública, Departamento de Parques e Jardins, Divisão de Iluminação Pública e o Centro de Serviços.
MAIS
Viaduto da Ponte ficará fechado neste domingo (19)
“No início de 2013 demos início aos mutirões e percebemos que muitos bairros não recebiam a limpeza pública. A partir disso, a secretaria desenvolveu o projeto com o objetivo de manter a cidade limpa e organizada”, explica o diretor de Serviços Urbanos, Lucas Aparecido Rodrigues. Segundo ele, o projeto volta com as atividades no próximo mês.
Limpeza de trecos, retirada de entulho, poda de árvores, coleta seletiva de materiais, limpeza de boca de lobo, roçada de áreas verdes, paisagismo, confecção de calçadas e pequenos reparos, manutenção em praças, entre outras ações foram algumas das atividades desenvolvidas de acordo com a necessidade de cada bairro.
Segundo o diretor, o projeto consiste em oito etapas que vão desde a pesquisa de campo para a escolha da região até a triagem do material retirado, passando pela pesquisa das demandas, desenvolvimento de plano de ação e folhetos para divulgação, ação no dia programado e pesagem do material recolhido.
O primeiro dos 13 bairros que recebeu o projeto foi o Jardim São Camilo. A ação foi realizada em janeiro e foram retiradas mais de 100 toneladas de material com a participação de 60 profissionais. As equipes também passaram pelo Jardim Tamoio, Parque Centenário, Ivoturucaia, Vila Nambi e Rui Barbosa, Jardim Tarumã e Jundiaí-Mirim, Vila Maringá, Vila Comercial, Terra da Uva, Cecap e Jardim Santa Gertrudes.
“O mais interessante era que os moradores dos bairros participavam e se acontecia o caso de não dar tempo de passar em todas as ruas, aqueles que nos avisavam a equipe voltava para recolher o material solicitado”, explica.
Para as ações foram necessários 12 caminhões, sendo que cinco foram destinados para retirada de trecos, um para coleta do lixo eletrônico, dois para o reciclável e quatro com caçamba para retirada de entulho. Além de uma pá carregadeira, uma retroescavadeira e um caminhão pipa.
Futuro
Uma das metas a serem desenvolvidas é a educação ambiental. Como o programa está amplamente ligado com a limpeza e meio ambiente, deverá ser criado um espaço que disponha de brincadeiras e informações para as crianças, no qual de forma descontraída elas tenham acesso a informações importante sobre saúde, sustentabilidade e cidadania.
“Queremos envolver todas as secretarias nas próximas ações para que haja uma integração maior entre a Prefeitura de Jundiaí e os moradores de cada bairro em busca de um mesmo objetivo: manter a cidade limpa”.
Por Kadija Rodrigues
Fotos: Arquivo PMJ
Baixe as fotos desta notícia na resolução original