Serra do Japi volta a contar com monitores ambientais

Publicada em 17/01/2014 às 19:12

Uma reunião nesta sexta-feira (17) marcou oficialmente o retorno do trabalho dos monitores ambientais da Serra do Japi depois de vários anos de suspensão desse trabalho com a comunidade. De acordo com a Secretaria Municipal de Planejamento e Meio Ambiente, esse sistema que funciona com taxas individuais vai complementar as visitas gratuitas realizadas no Projeto Nossa Serra – com previsão de funcionamento a partir de meados do mês de fevereiro.

MAIS
Confira o projeto Nossa Serra

Daniela e Flávio confirmam retorno da monitoria

Daniela e Flávio confirmam retorno da monitoria

“Temos marcado nosso trabalho pela busca do processo participativo e democrático. Por esse motivo fizemos as fases experimentais do ‘Nossa Serra’ e agora vamos detalhar esse trabalho dos monitores, que também são cuidadores dessa reserva, são formadores de consciência”, afirmou a secretária Daniela da Camara Sutti.

Os participantes representaram as duas dezenas de monitores que atenderam ao edital de recadastramento. “Nossa posição continua sendo a defesa da serra, como sempre foi”, resumiu o biólogo Gerson Luz.

Além dele, estiveram no encontro a professora Simone Vendramini, o técnico ambiental e de turismo Eduardo Pontes, o técnico em turismo Mário Ratier, o professor Adelino Zonho, o professor de educação física adaptada Carlos Magno, o biólogo Wellington Dorta, o biólogo Marcel Lunghi, a bióloga Yolanda Fernandez Paez, a gestora ambiental Patrícia Regina Polli e a engenheira ambiental Suely João.

“Vamos definir novos circuitos de maneira conjunta. Também temos projetos em implantação de melhorias no suporte da Base Ecológica, em equilíbrio com as pesquisas científicas, e de contato de rádio entre grupos e a patrulha florestal da Guarda Municipal”, comentou o diretor de Meio Ambiente da Prefeitura, Flávio Gramolelli Júnior.

Parte dos monitores: experiência acumulada

Parte dos monitores: experiência acumulada

Reserva Biológica
As atividades acontecerão em dias e roteiros diferenciados dos atuais passeios, testados em fases experimentais de inverno e verão na temporada de 2013. Mas todos respeitam os limites da Reserva Biológica Municipal (Rebio), que ocupa 7% do território e da área tombada da Serra do Japi em Jundiaí, em sua parte mais alta, e sempre tendo foco na educação ambiental de contato direto com a natureza.

Na área externa à reserva biológica, outros projetos como a acessibilidade de pessoas com deficiência no futuro uso da Cachoeira de Morangaba ou específicos de turismo ecológico, em estudo com a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo, estão em andamento.

“Neste ano devemos concluir a tramitação para criarmos a Fundação Serra do Japi, um novo instrumento para lidar com esse tesouro natural que conseguimos conservar em Jundiaí”, afirma a secretária Daniela.

Mais detalhes sobre o modo de funcionamento das visitas monitoradas, as trilhas que serão utilizadas, o valor das taxas e o modo de inscrição serão divulgados em fevereiro no portal da Prefeitura de Jundiaí e no site específico do programa ‘Nossa Serra’.

Por José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/01/17/serra-do-japi-volta-a-contar-com-monitores-ambientais/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original