Festa da Uva: Calhambeque será novamente a atração

Publicada em 21/01/2014 às 19:23

A antiga pick up Ford 1929 da família Furlan guarda muitas recordações do tempo em que o automóvel ainda era privilégio de poucos. Mas entre tantas lembranças, uma das mais marcantes foi a participação na primeira Festa da Uva de Jundiaí, em 1934. O carro foi usado para transportar as mercadorias dos produtores até o evento, realizado no então mercado municipal (prédio que hoje abriga o Centro das Artes).

MAIS
Confira a programação completa

Veja o álbum de as fotos da Festa

Carro mantém características originais e chama a atenção

Carro mantém características originais e chama a atenção

O calhambeque foi comprado para auxiliar os produtores de uva da Ponte São João em várias atividades. Função que serviu, em Jundiaí, até a década de 1950. “O carro servia a um grupo de produtores da Ponte São João, entre eles meu avô Fernando”, lembra Willian Furlan, de 45 anos, que “resgatou” o carro após quase 50 anos.

Quando Willian nasceu o carro já não estava com a família. Ele conta que os carros que ajudaram na festa de 1934 receberam uma placa de cobre com uma mensagem de agradecimento assinada pelo então prefeito Antenor Soares Gandra. E foi justamente esta placa que despertou seu interesse em recuperar o carro, que havia “sumido” na década de 1950.

A história do resgate começou em um casamento. “Encontrei um parente de uma pessoa que sabia onde estava o carro. E fui procurando até conseguir encontrá-lo. O carro estava em Capão Bonito, com um entusiasta de carros antigos. Consegui trazê-lo de volta para Jundiaí em 2000”, conta.

O Ford 29 não foi restaurado, apenas consertado para voltar a andar. “Não pretendo restaurar. Só troquei o pneu, fiz o motor e o freio. O charme é justamente a originalidade, o efeito que um carro antigo causa nas pessoas, o desgaste, as peças envelhecidas com o tempo”, diz Willian, que é apaixonado por carros antigos.

Depois de quase 80 anos, o calhambeque voltou a servir à Festa da Uva no ano passado, mas desta vez ficou em exposição e encantou o público. Tanto que volta neste ano a fazer parte das atrações da 31ª edição da mais tradicional festa de Jundiaí. Ele ficará exposto no primeiro pavilhão. “Foi muito legal. As pessoas ficaram encantadas, paravam para olhar, tirar fotos. Esperamos o mesmo sucesso neste ano”, conta Willian, que já está preparando o Ford 29 para a festa.

Serviço
A 31ª Festa da Uva e 2ª Expo Vinhos começa no próximo dia 30, às 19 horas, e prossegue nos dias 31 de janeiro e 1, 2, 7, 8, 9, 14, 15 e 16 de fevereiro, no Parque Comendador Antônio Carbonari, o Parque da Uva. Às sextas-feiras, das 18h às 22h, aos sábados, das 10h às 22h, e domingos, das 10h às 20h. A entrada é gratuita.

O evento contará com workshops culinários, passeios turísticos, pisa da uva, desfile de cavaleiros, mini-fazendinha, exposição e venda de artesanato, espaço Deguste Jundiaí, espaço infantil, exposição e vendas de frutas e vinhos, além de mais de 100 atrações culturais, entre música, teatro e dança.

Por Niza Souza
Foto: Arquivo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/01/21/festa-da-uva-calhambeque-sera-novamente-a-atracao/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original