História da jundiaiense Ariane ganha destaque nacional
Publicada em 22/01/2014 às 18:51A história da jundiaiense Ariane Cantuaria da Silva, deficiente auditiva que se formou em engenharia química, ganhou repercussão nacional. Seu exemplo de vitória e persistência foi divulgado na rede social do Viver Sem Limite – Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, da Secretaria Nacional de Promoção de Direitos da Pessoa com Deficiência.
MAIS
Uma vitória embalada pelo som do coração
O texto exalta a experiência de Ariane como um exemplo bem-sucedido da ideia da educação inclusiva, da motivação dos pais pela descoberta de novos caminhos cognitivos para o desenvolvimento de um filho com deficiência desde a descoberta da surdez, quando tinha um ano de idade.
Os pais de Ariane, Acilvio e Marta, se sentem emotivos. “Passa uma história na nossa cabeça”, afirma o pai. Para ele, essa propagação da história da filha é um processo que se inicia para desbravar o preconceito no trabalho qualificado contra a pessoa com deficiência. “É uma nova etapa. E o ministro da Educação, Aloízio Mercadante, viu com bons olhos”, diz Acilvio ao afirmar que recebeu uma carta do ministro parabenizando Ariane pela formatura.
Acilvio conta que enviou um e-mail para o ministro convidando-o para a coleção de grau de Ariane, que aconteceu nesta terça-feira (21) no UniAnchieta. “Foi uma tremenda surpresa ver o e-mail de retorno. A mensagem foi lida no fim da colação”, conta o pai.
A história de Ariane também foi destaque nos principais jornais e televisões da cidade.
Por Kadija Rodrigues
Fotos: Dorival Pinheiro Filho
-
10/08/2025
Nova temporada da Companhia de Teatro nas escolas municipais começa com crianças da Vila Esperança
-
05/08/2025
Óleo do Bem: projeto arrecada quase 5 mil litros e premia os estudantes das escolas campeãs
-
02/08/2025
Jundiaí sedia a abertura da 14ª Semana do Bebê
-
29/07/2025
Com homenagens e atividades temáticas diversas, Centro de Línguas da Educação celebra seu Jubileu de Prata
Baixe as fotos desta notícia na resolução original