Festa da Uva: Secretaria de Agricultura divulga regulamento para exposição

Publicada em 23/01/2014 às 19:26

A tradicional exposição de uvas que premia as melhores frutas ficará este ano no primeiro pavilhão do Parque da Uva. Segundo Marcela Filipini, diretora de Agricultura da Prefeitura, serão três dias de julgamento: 30 de janeiro, 7 e 14 de fevereiro. Conforme o regulamento, divulgado esta semana pela Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo, os expositores poderão participar com no mínimo duas caixas de uva niagara ou uma caixa de uva fina.

MAIS
Corte convida população para o evento
Produtores esperam repetir sucesso de vendas
Confira a programação completa

Veja o álbum de fotos da Festa

Frutas serão julgadas nos dia 30 de janeiro, 7 e 14 de fevereiro

Frutas serão julgadas nos dia 30 de janeiro, 7 e 14 de fevereiro

“Os produtores interessados em participar devem levar a fruta ao Parque da Uva das 8h às 13h e a comissão julgadora avaliará às 14h”, explica a diretora.

Há dois tipos de avaliação, segundo o engenheiro agrônomo Clodoaldo Castro Vieira, chefe da Casa da Agricultura de Jundiaí, que coordena o julgamento. “Na apresentação avaliamos as uvas dispostas dentro das caixas abertas, já na embalagem a fruta é julgada com a caixa fechada”, explica.

Os julgadores vão analisar a cor da fruta, uniformidade dos cachos, disposição dentro das caixas, tamanho do bago, toque, entre outros quesitos.

REGULAMENTO PARA A EXPOSIÇÃO DE UVAS E JULGAMENTO
1-Os produtos para a Exposição deverão ser entregues no Pavilhão de exposição de frutas, no horário das 8 às 13 horas, nos dias 30 de janeiro, 7 e 14 de fevereiro de 2014

2-Os expositores deverão participar dos julgamentos com no mínimo, 2 (duas) caixas de Uva Niagara ou 1 (uma) caixa de uvas finas.

3-As dimensões das caixas deverão obedecer aos padrões abaixo determinados:
3.1- Uvas Niagaras:

a)- caixas de papelão:

0,40 x 0,25 x 0,14 m – para duas camadas
Caixa de uma camada

b)- caixas de madeira:

0,40 x 0,25 x 0,09 m
3.2- Uvas Finas:

0,43 x 0,29 x 0,095 m
4-Os produtores de Uvas Niagara poderão participar do julgamento com as variedades branca e rosada, nas categorias embalagem e apresentação. Para a variedade Rosada nas categorias poderão concorrer a 5 (cinco) prêmios e a variedade Branca a 3 (três) prêmios nas categorias.

5-Os produtores de Uvas Finas poderão participar do julgamento com as variedades Itália, Rubi e diversas. Itália e Rubi nas categorias apresentação e embalagem. Nas Finas diversas, somente na categoria apresentação. Para cada variedade e categoria poderão concorrer a 02 (dois) prêmios.
OBS:

a – Caberá a comissão julgadora incluir ou não outras premiações quanto as variedades e outros tipo de embalagens, como menção honrosa ou prêmios.

b – As caixas que foram para julgamento e que não foram contempladas com premiações, os cachos de uva sairão das respectivas caixas e serão colocadas a disposição para decoração do espaço de exposição de frutas.

Por Kadija Rodrigues
Foto: Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/01/23/festa-da-uva-secretaria-de-agricultura-divulga-regulamento-para-exposicao/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original