Arma não letal: Alunos aprovam capacitação da GM Jundiaí
Publicada em 24/01/2014 às 17:38Quem participou da capacitação aprovou. “O curso foi muito completo. Eu não tinha nenhuma noção do manuseio do equipamento. Assimilamos bem o conteúdo”, destacou subsinpetor Paulo Henrique Munhoz, da GM Jundiaí. Para ele, o fato de ter passado pela experiência do choque faz toda a diferença. “Isso faz com que tenhamos mais cautela para o uso.”
MAIS
Guarda Municipal forma região para uso de arma não letal
Festa da Uva será o primeiro evento com armamento não letal
Já o inspetor Sandro Donizete Vilas Boas, da GM Jundiaí, ressaltou que o cotidiano dos guardas ganha um importante aliado. “É uma tecnologia não letal que pode ser aplicada a situações específicas. A população de Jundiaí também ganha com isso, pois significa mais segurança.”
Na região, os guardas já fazem planos. “Em Jarinu a GM está sendo formada agora. Em breve, ganharemos 15 pessoas. E, por enquanto, não temos autorização para uso de arma letal. Empregaremos a tecnologia da Spark para ajudar no dia a dia”, disse o subcomandante Renato Marchesin Mansano, ressaltando que a corporação em breve vai adquirir o equipamento.
A arma
A Spark DSK700 funciona com frequência de alta voltagem e frequência de baixa amperagem. A arma é fabricada no Brasil e, diferentemente de concorrentes internacionais, funciona com 40% menos de energia, garantindo mais segurança na incapacitação do indivíduo. A compra só pode ser feita com autorização do Exército.
Há pontos preferenciais para o contato: peitoral e parte superior das costas; lado esquerdo e direito do abdome, nádegas, coxas e pernas acima dos joelhos, braço e antebraço. Entre as áreas a serem evitadas, estão a cabeça, garganta, coluna cervical, virilha, seios e pescoço.
Por Luana Dias
Fotos: Dorival Pinheiro Filho
-
22/12/2024
Serra do Japi contará com Inteligência Artificial para prevenção a incêndios
-
14/12/2024
Prefeitura entrega o CIES e potencializa a segurança municipal
-
12/12/2024
Segurança Pública Municipal investe em procedimentos operacionais padrão
-
04/12/2024
Gestores alinham últimos detalhes para entrega do CIES
Baixe as fotos desta notícia na resolução original