Arma não letal: Alunos aprovam capacitação da GM Jundiaí

Publicada em 24/01/2014 às 17:38

Quem participou da capacitação aprovou. “O curso foi muito completo. Eu não tinha nenhuma noção do manuseio do equipamento. Assimilamos bem o conteúdo”, destacou subsinpetor Paulo Henrique Munhoz, da GM Jundiaí. Para ele, o fato de ter passado pela experiência do choque faz toda a diferença. “Isso faz com que tenhamos mais cautela para o uso.”

MAIS
Guarda Municipal forma região para uso de arma não letal
Festa da Uva será o primeiro evento com armamento não letal

Guardas e jornalistas participaram da capacitação

Guardas e jornalistas participaram da capacitação

Já o inspetor Sandro Donizete Vilas Boas, da GM Jundiaí, ressaltou que o cotidiano dos guardas ganha um importante aliado. “É uma tecnologia não letal que pode ser aplicada a situações específicas. A população de Jundiaí também ganha com isso, pois significa mais segurança.”

Subinspetor Munhoz aprovou conteúdo

Subinspetor Munhoz aprovou conteúdo

Na região, os guardas já fazem planos. “Em Jarinu a GM está sendo formada agora. Em breve, ganharemos 15 pessoas. E, por enquanto, não temos autorização para uso de arma letal. Empregaremos a tecnologia da Spark para ajudar no dia a dia”, disse o subcomandante Renato Marchesin Mansano, ressaltando que a corporação em breve vai adquirir o equipamento.

A arma
A Spark DSK700 funciona com frequência de alta voltagem e frequência de baixa amperagem. A arma é fabricada no Brasil e, diferentemente de concorrentes internacionais, funciona com 40% menos de energia, garantindo mais segurança na incapacitação do indivíduo. A compra só pode ser feita com autorização do Exército.

Há pontos preferenciais para o contato: peitoral e parte superior das costas; lado esquerdo e direito do abdome, nádegas, coxas e pernas acima dos joelhos, braço e antebraço. Entre as áreas a serem evitadas, estão a cabeça, garganta, coluna cervical, virilha, seios e pescoço.

Por Luana Dias
Fotos: Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/01/24/arma-nao-letal-alunos-aprovam-capacitacao-da-gm-jundiai/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original