Festa da Uva: Evento será o maior dos últimos anos

Publicada em 24/01/2014 às 17:07

A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo, divulgou nesta sexta-feira (24) a estrutura da 31ª Festa da Uva e 2ª Expo Vinhos, que serão abertas oficialmente na próxima quinta-feira (30), às 18h, no Parque Comendador Antônio Carbonari, o Parque da Uva.

MAIS
Festa da Uva em números
Atrações especiais da Festa
Confira a programação completa

Veja o álbum de fotos da Festa

Prefeito e secretário conferem os preparativos

Prefeito e secretário conferem os preparativos

A primeira grande novidade deste ano é que o evento vai se estender por três fins de semana (sexta-feira a domingo), um a mais que no ano passado. Ao todo, serão 10 dias de festa. Esta edição também será no formato de 2013, com foco principal no retorno às origens do evento a partir da valorização do produtor rural e da produção de uvas.

“Nosso objetivo é valorizar a história da produção de uva em nossa cidade, a gastronomia jundiaiense, as tradições, os artistas locais, a produção artesanal e os produtos típicos da cidade. O modelo adotado desde o ano passado deu muito certo e mostrou que estamos no caminho certo”, afirmou o prefeito Pedro Bigardi, que conferiu de perto os preparativos para a festa ao lado da primeira-dama, Margarete Geraldo Bigardi, do secretário Marcos Brunholi (Agricultura, Abastecimento e Turismo) e do presidente da Câmara, Gerson Sartori.

Pedro Bigardi: "Valorizar história e produtores"

Pedro Bigardi: “Valorizar história e produtores”

Além disso, a estrutura será maior em comparação ao ano passado. Serão 10 mil metros quadrados de área de exposição, 3,7 mil metros quadrados de praça de alimentação com 2,4 mil lugares, 160 expositores, 19 bairros e 20 entidades participando, parque inflável com 600 metros quadrados, 13 estandes de gastronomia típica e 140 atrações culturais. Com tudo isso, a expectativa é de que a festa receba cerca de 100 mil visitantes.

Os números foram apresentados pela diretora de Turismo, Marcela Moro, que destacou ainda a importância da edição deste ano, que comemora 80 anos. “Apesar de Jundiaí ser hoje uma cidade urbanizada, fizemos um levantamento e vimos que o município ainda tem 10 milhões de pés de uva e são mais de 500 agricultores produzindo a fruta. Cerca de 30% da uva do Estado de São Paulo sai daqui de Jundiaí”, disse Marcela.

O primeiro pavilhão, o “Bem-Vindo”, será reservado para as exposições de frutas e fotos. Já o segundo, o pavilhão “Vinho e Cultura”, ficará à disposição das adegas. A venda das uvas estará concentrada no terceiro, o “Pavilhão das Frutas”. O artesanato do programa “Jundiaí Feito à Mão” vai ficar ao redor dos pavilhões, em área que será toda coberta para maior comodidade do público.

Serviço
A 31ª Festa da Uva e 2ª Expo Vinhos terá abertura oficial no dia 30, a partir das 18h, e prossegue nos dias 31 de janeiro, 1, 2, 7, 8, 9, 14, 15 e 16 de fevereiro. Às sextas-feiras, o horário é das 18h às 22h, aos sábados das 10h às 22h, e domingos, das 10h às 20h. A festa, no Parque Comendador Antônio Carbonari, o Parque da Uva, tem entrada gratuita.

Por Niza Souza e Kadija Rodrigues
Fotos: Cléber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/01/24/festa-da-uva-evento-sera-o-maior-dos-ultimos-anos/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original