Fotógrafo Sérgio Filho mostra cotidiano dos trens

Publicada em 26/01/2014 às 19:07

A Galeria Fernanda Milani, no anexo do Teatro Polytheama, abriu as portas sábado (25) para a exposição “Trilhos e Trabalhadores – Estudo Documental 2”, do fotógrafo Sérgio Ricatieri Filho ou apenas Sérgio Filho.

MAIS
Festa da Uva: Evento será o maior dos últimos anos

Uma das imagens da exposição: documentando a vida ferroviária ainda presente

Uma das imagens da exposição: documentando a vida ferroviária ainda presente

O trabalho apresenta uma longa série de imagens desenvolvidas no trecho ferroviário entre Jundiaí e Francisco Morato, com um olhar voltado para a rotina dos moradores que utilizam esse meio de transporte rumo à região metropolitana de São Paulo.

“Há alguns anos eu trabalhei em uma empresa no bairro da Lapa, na capital, e por um período utilizei esse transporte, vivi a experiência. A proposta veio desde então e, no final do ano passado, decidi realizar o trabalho”, explica.

O resultado, afirma, está em imagens que buscam mais o documentário do que o jornalismo instantâneo, mas com a finalidade comum de mostrar os trens, o ambiente e as pessoas. Para ele, o transporte ferroviário de passageiros está bastante abandonado no País e o trecho é um remanescente de tempos áureos onde essa alternativa era mais ampla.

“É uma situação meio complexa porque mostra muito o abandono, apesar de investimentos anunciados. O transporte está ali para ser usado, mas não é bem cuidado, falta um serviço razoável e as pessoas se acostumam a isso. A imagem mexe um pouco nisso”, diz.

Sérgio Filho, que gosta da teoria da imagem, também atua como designer gráfico e tem a música como um de seus hobbies.

A abertura contou com a presença do secretário de Cultura, Tércio Marinho, que comentou sobre o papel da arte como abertura para novas percepções do público. De acordo com ele, a galeria anexa ao Teatro Polytheama deve apresentar muitas boas surpresas aos jundiaienses neste ano.

O programa também inclui workshops ou oficinas com os artistas selecionados pela comissão no ano passado, que recebem bolsa de apoio.

A exposição pode ser vista gratuitamente na galeria, da rua Barão de Jundiaí, 176, Centro, até o dia 13 de fevereiro. Para saber mais sobre o workshop, o telefone de contato é (11) 4586 2472.

Por José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/01/26/fotografo-mostra-cotidiano-dos-trens/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original