Vista Alegre avança nas oficinas do CEU das Artes

Publicada em 26/01/2014 às 19:50

A Prefeitura de Jundiaí realizou neste domingo (26) mais uma oficina de mobilização com os moradores do bairro Vista Alegre, onde está sendo construído um inédito Centro das Artes e dos Esportes Unificados (CEU Vista Alegre). O local vai abrigar espaços culturais, esportivos e de assistência social. Foi o terceiro dos nove encontros previstos na parceria com o Governo Federal.

MAIS
Fórum Permanente do Centro inicia debate de propostas

Reunião na associação ocupou a tarde do domingo (26)

Reunião na associação ocupou a tarde do domingo (26)

“A pauta do dia é a proposta de construção do biomapa com a localização de equipamentos e espaços públicos ou comerciais, identificando fluxos que ocorrem no bairro para pensarmos em futuras ações”, comentou Edilaine Cardoso Santos, da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Semads).

Os biomapas são um trabalho coletivo parecido com os mapeamentos participativos, que buscam leituras de moradores sobre os lugares onde vivem. O objetivo é formar uma base confiável para tomada de decisões.

Pelo menos 30 moradores do bairro participaram do debate, realizado na Associação de Moradores do Vista Alegre. Um deles, Valdir Lira, sugeriu um espaço maior para a pista de skate com argumento de ser a melhor garantia para a prática das crianças.

“Trata-se mesmo de um trabalho coletivo e esses detalhes podem entrar e serem aprovados”, explicou o assessor técnico da Semads, Marco Antonio Simões. Também esteve presente a assistente social Míriam Rute Ferraz Gostautas.

A ação visa preparar uma gestão compartilhada para o CEU Vista Alegre, que na área de assistência social vai contar com um centro de referência (CRAS) e setores de Bolsa Família e benefícios continuados a idosos e pessoas com deficiência (BPC). Na área cultural vai haver sala multimídia, biblioteca, cineteatro e oficinas. E, na parte esportiva, a ginástica corporal, os equipamentos, a quadra poliesportiva coberta, o skate, a pista de caminhada e o parquinho infantil (“playground”).

As obras desse novo centro multiuso foram iniciadas em 9 de novembro de 2013 e envolvem uma parceria entre a Prefeitura de Jundiaí e o Ministério da Cultura (programa PAC 2), com R$ 2 milhões de recursos federais e R$ 800 mil de contrapartida municipal. A previsão é de entrega no início do segundo semestre.

Por José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/01/26/vista-alegre-avanca-nas-oficinas-do-ceu-das-artes/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original